Sophia @princesinhamt
Notícias

Previsão: Chuva intensa Cavado causa enchentes em dois dias. Saiba o que esperar no final de semana!

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Christinny dos Santos

Única News

O “cavado”, circulação de ar que se torna em uma área de baixa pressão atmosférica, trará chuvas e tempestades a Mato Grosso neste final de semana. De acordo com o ClimaTempo, o fenômeno meteorológico fará com que o volume de chuva esperado para os próximos seis meses caia todo nos próximos dois dias.

A previsão é que até 100 milímetros de chuvas por dia atinjam tanto o sul do Estado, quanto a capital mato-grossense. O aviso metereológico do (Inmet) alerta ainda para ventos intensos de 60-100 km/h e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de .

Depois de quase cinco meses, período em que Cuiabá bateu várias vezes recorde de calor como a cidade mais quente do país, os dias de calor intenso deram uma trégua e a chuva voltou a cair na capital na quarta-feira (09). Segundo o Inmet, foram 142 dias sem chuva, sendo que a última caiu em 18 de maio.

Neste final se semana, além do cavado, passam pelo país duas frentes frias que, embora não sejam suficientes para fazer os cuiabanos vestirem casacos, provocam chuvas em Cuiabá e derrubam a temperatura, fazendo com que os termômetros voltem à casa dos 30°C, trazendo alívio para a população.

Confira a previsão para a Capital:

No sábado (12), o dia deve começar com pancadas de chuvas isoladas. O céu fica nublado o dia todos e o volume de chuva aumenta durante o dia, assim como vento. A temperatura varia entre 26 °C e 38 °C, com umidade de ar podendo alcançar 70%.

A manhã de domingo (13) tem inicia com ventos fortes e trovoadas, mas logo o sol vem à tona. A chuva deve cair de forma isolada, apenas durante a tarde, mas virá acompanhada de fortes ventos. Os termômetros marcam miníma de 26 °C e máxima de 38 °C, sendo que a hora mais quente do dia deve ser entre 12h e 14h.

O Inmet alerta, em caso de tempestade: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.