Obras de importantes corredores logĂsticos em Mato Grosso â como as BRs 158, 080 e 242, todas no Vale do Araguaia â estĂŁo âtravadasâ por falta de licenças expedidas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos RenovĂĄveis (Ibama). O ĂłrgĂŁo ambiental, por sua vez, atribui a demora pela ausĂȘncia de encaminhamento dos projetos necessĂĄrios por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Essa situação foi relatada nesta quarta-feira, 9, pelo senador Jayme Campos (UniĂŁo-MT) durante reuniĂŁo do ministro dos Transportes, Renan Filho, com parlamentares da bancada federal e com o governador Mauro Mendes. Na ocasiĂŁo, o ministro apresentou a Proposta de Otimização Contratual da ConcessionĂĄria Via Brasil â responsĂĄvel pelo trecho da BR-163 entre Sinop e Miritituba, no ParĂĄ.
Campos informou ao ministro que, na peregrinação em busca de caminhos que possam acelerar as obras de infraestrutura de Mato Grosso, esteve na terça-feira, 8, reunido com o diretor-presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, para tratar da questĂŁo. Ao lado das deputadas Coronel Fernanda (PL) e Gisela Simona (UniĂŁo), ele foi informado que os licenciamentos dependem dos encaminhamentos dos projetos para analise do instituto. âPrecisamos de agilidade para que as obras previstas possam sair do papelâ â frisou.
Jayme Campos relatou ao ministro Renan Filho o sentimento de desgosto que vem tomando conta da população que vivem sobre a influĂȘncia dessas trĂȘs rodovias federais. âHĂĄ muita expectativa quanto as obras prometidas â salientou. PorĂ©m, muitos jĂĄ nĂŁo acreditam que elas serĂŁo realizadas por causa dessa demora nos licenciamentosâ.
Renan Filho, por sua vez, assegurou ao senador Jayme Campos que todos os projetos estĂŁo sendo encaminhados ao Ibama e que hĂĄ um grande esforço para que essas licenças sejam analisadas com agilidade pelo ĂłrgĂŁo ambiental. O ministro reafirmou que a infraestrutura de Mato Grosso ocupa uma das prioridades do Governo Federal, jĂĄ que o Estado âimpulsiona a economia nacionalâ com a força de sua produção.
Em setembro do ano passado, o Governo chegou a assinar a ordem de inĂcio das obras de implantação e pavimentação da BR-158. A rodovia Ă© responsĂĄvel por escoar a safra de Mato Grosso para os portos do chamado Arco Norte, no Estado do ParĂĄ, de onde a produção de soja, milho e algodĂŁo Ă© exportada para o mercado internacional. Cerca de 2 mil carretas trafegam por dia pela estrada
Fonte: odocumento