Christinny dos santos
Única News
Graças ao aumento da umidade relativa do ar, a propagação do fogo tem sido mais lenta e as equipes de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (icmbio) conseguiram extinguir a maior parte dos incêndios no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Com isso, os pontos turísticos, tais como o circuito das cachoeiras, devem ser reabertos para o público a partir desta quinta-feira (10).
Os brigadistas seguem monitorando e combatendo o incêndio na região, inclusive o mais recente que teve início no dia 01 de outubro, na região conhecida como Portão do inferno. Mas, com a alta na umidade e as chuvas isoladas que já foram registradas no, além das esperadas para os próximos dias, no interior do Parque Nacional, o ICMBio avaliou que o local já pode receber turistas em segurança novamente.
Atualmente, os esforços da equipe de brigadistas estão concentrados na vigilância e contenção do flanco ainda ativo do incêndio. Além disso, estão em andamento os trabalhos de limpeza e segurança das trilhas de visitação da unidade.
Entre os pontos fechado para visitantes devido ao fechamento do parque estava o Circuito das Cachoeiras, que inclui o Mirante da Cachoeira do Véu de Noiva, Sonrrisal, Pulo, Prainha, Degraus, Piscinas Naturais e Andorinhas. Fechado desde o dia 01 de setembro de 2024, o ponto também deve ser um dos liberados em breve pelo ICMBio.
Para as ações de combate ao incêndio, estão sendo utilizados um avião Air Tractor, duas viaturas e um efetivo total de 23 combatentes do ICMBio, sendo que 4 estão dedicados exclusivamente à vigilância do foco ativo.
Até o momento, a área queimada é de 13.200 hectares no interior do Parque Nacional. Área equivale a 40% da unidade de conservação.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews