O desembargador José Zuquim Nogueira foi eleito nesta quinta-feira (10) o novo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A eleição aconteceu em sessão plenária híbrida, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do TJMT no YouTube, diretamente do Plenário Wandir Clait Duarte, em Cuiabá.
Zuquim venceu o desembargador Gilberto Giraldelli por apenas um voto de diferença. Com quase 40 anos de experiência no Judiciário, é natural de Guaíra (SP) iniciou sua carreira na magistratura em 1985, atuando inicialmente em Porto dos Gaúchos e depois se estabelecendo em Rondonópolis.
Durante seu mandato no biênio 2025-2026, Zuquim terá a responsabilidade de gerir um orçamento de aproximadamente R$ 1,8 bilhão e coordenar o trabalho de 325 magistrados, incluindo 39 desembargadores, 252 juízes e 34 juízes substitutos. A posse da nova diretoria está marcada para o dia 1º de janeiro de 2025.
Além da presidência, a desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho foi eleita vice-presidente, sendo candidata única. Para o cargo de corregedor-geral da Justiça, o desembargador José Luiz Leite Lindote foi o escolhido, após a impugnação de Rui Ramos Ribeiro, superando o concorrente Mário Roberto Kono de Oliveira.
Fonte: hnt