Em três municípios brasileiros, apenas um partido conseguiu eleger candidatos em 2024: o PT. A conta inclui tanto prefeitos e vices quanto vereadores. Os lugares com vitórias petistas hegemônicas são pequenos, pobres, ficam na Região Nordeste e dependem do .
Todos têm menos de 15 mil habitantes. Por determinação , os municípios com população inferior a esse número precisam ter nove vereadores — nem mais, nem menos.
Nenhuma dessas cidades pode ser lembrada por paisagens com praias paradisíacas, tão simbólicas para a região. A realidade dos lugares onde apenas petistas se elegeram é o interior dos Estados, longe do mar e dos olhos dos turistas.
O menor lugar da lista é o piauiense Brejo do Piauí, que abriga 3,9 mil moradores — e cerca de 70% deles precisaram do Bolsa Família para fechar as contas em setembro. A segunda posição fica no mesmo Estado, trata-se de Anísio de Abreu — um município com 9,4 mil habitantes, dos quais 2,7 mil estão em famílias que receberam o auxílio no mesmo mês.
O último da lista é Ipaporanga, no interior do Ceará. Por lá, vivem 11,5 mil brasileiros, metade depende do Bolsa Família.
Fonte: revistaoeste