O primeiro avião enviado pela para resgate dos brasileiros no Líbano, pousou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 10h25 deste domingo, 6.
A aeronave partiu de Beirute às 13h18 (horário de Brasília) deste sábado, 5, e trouxe de volta ao país 229 pessoas, sendo 219 adultos e dez crianças de colo e três animais.
Eles serão recebidos em Guarulhos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pelo Ministro da defesa José Múcio, pelo Ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira e outras autoridades. Neste momento, o avião está taxiando na pista.
Esta missão é a primeira da Operação Raízes do Cedro, que deve repatriar cerca de 500 brasileiros do Líbano por semana, devido ao aumento das tensões entre Israel e o grupo terrorista Hezbollah.
Repatriação acontece em meio à escalada de conflitos no Líbano
Neste sábado, ataques israelenses resultaram em 23 mortes no Líbano, segundo o Ministério da Saúde libanês. Mais de 1,4 mil mortes correram nas últimas semanas, à medida que as ofensivas se intensificam.
O governo brasileiro alertou que o aeroporto de Beirute continua aberto e recomendou que cidadãos que possuem meios próprios deixem o país.
A previsão é de que, depois da chegada ao Brasil, a aeronave retorne para buscar uma nova lista de cidadãos que pediram ajuda para deixar a zona de conflito no Oriente Médio.
Fonte: revistaoeste