O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou, neste sábado, 5, a verificação dos sistemas das urnas eletrônicas.
Júlio Valente, secretário de Tecnologia e Inteligência do TSE, apresentou os dados em uma coletiva de imprensa.
Esperada no evento, a presidente do TSE, Cármen Lúcia, não compareceu. À noite, por volta das 20 horas, a ministra fará um pronunciamento nacional.
Estiveram no local, contudo, representantes do Tribunal de Contas da União, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Câmara dos Deputados e da Agência Brasileira de Inteligência, além de outras autoridades.
Durante a cerimônia, Valente explicou como funciona o processo eleitoral. Ele também certificou, digitalmente, os seguintes programas do TSE: Informação de Arquivos de Urna, Receptor de Arquivos de Urna e Sistema de Gerenciamento da Totalização.
Amanhã, inicia-se no país o primeiro turno da disputa municipal. Conforme o TSE, o país tem 155 milhões de eleitores aptos a votar nestas eleições. Os maiores colégios eleitorais são São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Na manhã de ontem, Cármen voltou a falar sobre o impacto das fakes news nas eleições. Ela afirmou que a desinformação foi inserida na sociedade por meio da tecnologia, com potencialidade e importância exponenciais, que podem levar ao cerceamento de liberdades.
Fonte: revistaoeste