Sophia @princesinhamt
Mundo

Aeronave da FAB repatria brasileiros do Líbano: saiba mais!

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um avião da (FAB) pousou em Beirute, capital do Líbano, às 11h22, no horário de Brasília, neste sábado, 5. A aeronave partiu de Lisboa, onde fez uma parada écnica, antes de seguir rumo ao Brasil. A chegada à Base Aérea de Guarulhos, em , está prevista para a manhã deste domingo, 6.

Nesse voo de repatriação, 229 se preparam para embarcar. Entre elas, estão dez crianças e três animais de estimação, sendo dois na cabine e um no porão do avião.

Retorno de avião da FAB

Assim que a aeronave da FAB retornar ao Brasil, a equipe organizará novas operações de resgate para atender os brasileiros que pediram ajuda para deixar a região de entre Israel e o grupo terrorista Hezbollah.

A repatriação estava prevista para esta sexta-feira, 4, mas foi adiada para análise das condições de segurança | Foto: Reprodução/Agência Brasil
A repatriação na aeronave de FAB estava prevista para esta sexta-feira, 4, mas foi adiada para análise das condições de segurança | Foto: /Agência Brasil

A missão, intitulada “Raízes do Cedro”, utiliza um avião KC-30 que decolou da Base Aérea do Galeão, no , na madrugada de quarta-feira. A equipe adiou o voo, que tinha previsão inicial de partida na sexta-feira, devido a questões de segurança.

O brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, destacou que o Brasil possui capacidade para repatriar até 500 pessoas por semana do Líbano.

Até o momento, quase 3 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar ao país, com a maioria residindo no Vale do Bekaa e em Beirute. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) continua a se comunicar com os cidadãos brasileiros para organizar novas operações de repatriação.

A situação no Líbano permanece tensa, com bombardeios aéreos de Israel tendo como alvo estruturas do Hezbollah. Desde 23 de setembro, o MRE discute a necessidade de uma ação de repatriação, analisando as melhores rotas para garantir a segurança dos cidadãos brasileiros no Líbano.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.