Sophia @princesinhamt
Eventos

Palco Giratório de volta ao Sesc Arsenal: espetáculos gratuitos de teatro e circo após cinco anos

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Após de cinco anos, o Sesc Arsenal, em Cuiabá, volta a ser palco do maior projeto de circulação de artes cênicas do Brasil, o Palco Giratório, que está em sua 26ª edição. As apresentações, de e teatral, serão realizadas no Teatro do Sesc Arsenal, em 8, 9 e 16 de outubro. A entrada é gratuita. 
Leia também 
Há 10 anos, Cid Moreira esteve em Cuiabá para receber título e homenagem por narrações da Bíblia
O primeiro espetáculo será realizado na próxima terça-feira (8), às 19h, com o nome “Circo de los pies”, da companhia circense La Luna Cia de Teatro (SC). Na encenação, a palhaça Asmeline dá vida e apresenta ao público os seus dois pés sem conserto, Pezão e Pezinho. Os pés êm personalidades distintas, mas dividem o mesmo corpo.  
De forma poética, os pés revelam seus sonhos e frustrações, êxitos e fracassos, criando um pequeno circo de desvios. Número após número, surpreendem o público com o inesperado: pés não foram feitos somente para estarem no chão, pés também podem voar. Através da atmosfera circense e do realismo fantástico, o espetáculo aborda, de forma lúdica e aprofundada, as temáticas da , inclusão e capacitismo. 
Após o espetáculo, um debate vai abordar questão da acessibilidade a partir do processo de criação da peça. A roda de conversa convidar os participantes a olhar para corpos diferentes, valorizando suas capacidades, e a pensar em maneiras de criar arte e espaços que acolham as diversidades. 
Já em 9 de outubro será realizada às 15 horas a apresentação de teatro intitulada “Mundos – uma viagem musical pela dos cinco continentes”, com o grupo Maria Cutia de Teatro (MG). O espetáculo propõe uma viagem musical pelos cinco continentes, conduzida por canções infantis de diferentes culturas.
Os atores, acompanhados por uma banda ao vivo, cantam e interagem com músicas tradicionais de sete íses, criando uma atmosfera envolvente de sonho e poesia. Logo em seguida, será proposto ao público a troca de ideias sobre a e a importância de brincar na infância.  
O último espetáculo do Palco Giratório será realizado em 16 de outubro, quarta-feira, às 15 horas. Intitulado como “Quatro Luas”, a apresentação do “Bando Coletivo de Teatro (PE) é inspirada no universo do escritor espanhol Federico Garcia Lorca, e traz formas animadas e música ao vivo em um espetáculo de teatro para crianças.  
Sob a sombra de uma velha árvore, um grupo de ciganos narra e interpreta a história de um jovem ciganinho órfão, Federico. Fascinado pela Lua Cheia, tinha o sonho de subir em um cometa e voar em direção às estrelas.  
Guiado pelos conselhos de quatro Luas de personalidades diferentes, o menino parte em busca da realização de seu sonho e embarca em um mundo encantado repleto de seres imaginários e falantes. Sem uma direção certa, durante sua busca, Federico se encontra e aprende a lidar om suas emoções e intuições.  
Seguido ao espetáculo, será realizada uma reflexão sobre o processo de construção do espetáculo envolvendo o público participante.  
O Palco Giratório deste ano vai percorrer 80 cidades de 25 estados e Distrito Federal. A 26ª edição traz espetáculos de diversas temáticas, que retratam importantes questões em debate na sociedade, como a musicalidade, as trocas de experiências, valores e princípios entre pessoas de diferentes idades, a negritude, a acessibilidade e a inclusão.  
Confira a programação completa: 
8 de outubro (terça-feira) 
19h – Apresentação de Circo – Espetáculo Circo de los Pies – La Luna Cia de Teatro (SC) 
20h – Debate – Circo de los Pies 
 
9 de outubro (quarta-feira) 
15h – Apresentação de Teatro: Mundos – uma viagem musical pela infância dos cinco continentes – Grupo Maria Cutia de Teatro (MG) 
16h – Debate – Mundos – uma viagem musical pela infância dos cinco continentes 
 
16 de outubro (quarta-feira) 
15h – Apresentação de Teatro: Quatro Luas – O Bando Coletivo de Teatro (PE) 
16h – Debate: Quatro Luas 
   

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.