Maksuês Leite
Da Editoria
A nova pesquisa da Percent, encomendada pela TV Cuiabá e Portal O Documento, revela movimentação no quadro sucessório da Capital. Pela primeira vez, desde que o instituto começou a medir o cenário eleitoral, em Cuiabá, o candidato do União Brasil, Eduardo Botelho, apresentou crescimento consolidado, acima da margem de erro.
Pelo levantamento estimulado, Botelho avançou, chegando a 37,3% de intenções de voto. Na briga pelo 2º lugar, Abílio Brunini (PL), tem 24,1% de preferência, seguido por Lúdio Cabral (PT), com 18,2%. A diferença entre eles está no limite da margem erro, estimada em 2,83% para mais ou para menos. Com isso, não é factível apontar qual dos dois vai concorrer no segundo turno contra Botelho.
O candidato emedebista, Domingos Kennedy, conquistou 6,1% de preferência. Brancos e nulos 2,2%, e indecisos somaram 11,7%.
Já no cenário espontâneo, quando não se apresenta nomes aos entrevistados, mais uma vez, Botelho lidera com folga ao alcançar 33%. Abílio é o segundo com 21%, seguido por Lúdio 15,3% e Kennedy 3,7%.
“Percebemos que a entrada direta do governador, Mauro Mendes, no processo eleitoral mexeu com as intenções de voto, em Cuiabá. Está clara e definida a curva de crescimento do Botelho, que ocorreu após o mergulho do Mauro na campanha dele. Abílio e Lúdio seguem estáveis, e muito provavelmente, os indecisos, cerca de 20%, vão decidir qual dos dois vai ao segundo turno para enfrentar o nome do União Brasil”, analisou Ronye Steffan, sócio da Percent.
Numa simulação de hipotético segundo turno, Botelho derrota, com tranquilidade, todos os seus oponentes. Veja os números: Botelho (42,4%) e Abílio (26,3%), Botelho (41,3%) e Lúdio (21,9%), Botelho (43,8%) e Kennedy (10,5%). “Ainda é cedo para afirmar, mas a tendência é que o Botelho avance ao segundo turno com uma excepcional gordura para se queimar, algo na casa de 20% a mais do que o seu concorrente. Por ser uma eleição em um grande espectro eleitoral, se confirmar esta diferença, trata-se de uma grande vantagem sobre o adversário”, apontou Ronye.
Rejeição
No quesito rejeição, Abílio ainda lidera. No entanto, ele teve recuo na taxa de recusa, agora fixada em 23,3%. Botelho tem 14,2% de rejeição, seguido por Lúdio com 12,4% e Kennedy 12,2%. Vale ressaltar que Abílio e Lúdio foram os únicos candidatos que reduziram bastante o índice de recusa entre a pesquisa da semana passada e esta nova rodada.
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 26 de setembro nas zonas rural e urbana de Cuiabá. A sondagem presencial ouviu 1.200 pessoas, com intervalo de confiança de 95%. A margem de erro está limitada a 2,83% para mais ou para menos, sendo que a quantitativa está devidamente registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número MT-05074/2024.
Fonte: odocumento