Começa neste sábado (28) a logística reversa para recolhimento das vacinas orais, popularmente conhecida como “de gotinhas”, contra a Poliomielite em Mato Grosso do Sul. A partir de agora, o imunizante será injetável.
O recolhimento faz parte de um plano do Ministério da Saúde. Conforme a SES (Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul), a mudança ocorre para que o esquema vacinal seja mais seguro. Para tanto, houve pesquisa, evidências científicas e critérios epidemiológicos.
O modelo é usado em países como os Estados Unidos, por exemplo. Desta forma, a partir de segunda-feira (30), a imunização contra a pólio no estado já começa a ser injetável. O prazo para que todos os estados se adequem é 4 de novembro.
Outra mudança que ocorrerá é a administração do esquema vacinal. Antes crianças tomavam três doses, sendo aos 2, 4 e 6 meses e outras duas de reforço aos 15 meses e aos 4 anos. Agora será preciso reforço aos 15 meses.
Mas, afinal, como fica o Zé Gotinha? O garoto propaganda da vacina segue com emprego garantido! Criado em 1980, o personagem segue ativo porque se tornou símbolo de prevenção de outras doenças como o sarampo.
Fonte: primeirapagina