Nas , 214 municípios brasileiros poderão eleger seus prefeitos com apenas um voto, de acordo com o . Esse é o cenário em cidades como Batatais (SP), com 42.018 eleitores.
O Rio Grande do Sul é o Estado com mais municípios nessa situação. O número de cidades com candidatos únicos em 2024 é o dobro do registrado nas últimas eleições municipais.
Em 2020, 107 cidades tiveram apenas um candidato ao Executivo municipal. A redução no total de candidatos a prefeito em todo o Brasil contribui para esse aumento; neste ano, 15.573 pessoas se candidataram, enquanto em 2020 foram 19.379.
Em eleições com um único candidato, apenas um voto é necessário para a eleição, já que o sistema majoritário determina que vence o candidato com a maioria dos votos válidos, excluindo brancos e nulos. Nos municípios com menos de 200 mil eleitores, não há possibilidade de segundo turno.
Já nas cidades com mais de 200 mil eleitores, o candidato precisa obter maioria absoluta — metade mais um dos votos válidos — para se eleger, podendo haver segundo turno, marcado para o último domingo de outubro.
No caso de candidaturas únicas, um voto é suficiente para eleger o prefeito, independentemente do tamanho da cidade.
As eleições de 2024 ocorrerão no primeiro domingo de outubro, dia 6, com votação das 8h às 17h, horário de Brasília. O segundo turno, se necessário, será no dia 27 do mesmo mês.
O pleito definirá prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil cidades, mobilizando mais de 150 milhões de eleitores, conforme informações do TSE.
Com o objetivo de ajudá-lo nessas eleições, criou uma ferramenta gratuita, 100% digital e de fácil acesso: uma página interativa sobre os candidatos a vereador e a prefeito da sua cidade. .
: a trajetória, as propostas de campanha e muito mais. Conheça quem realmente está por trás do número na urna.
Fonte: revistaoeste