Na próxima quarta-feira (25), a transformação do bairro Rebouças, em Curitiba (PR), será tema do ciclo de palestras “Distritos Inteligentes”, que será realizado no Pinhão Hub, espaço público de inovação do Vale do Pinhão. O objetivo do evento, aberto ao público e gratuito, é apresentar as diferentes frentes do desenvolvimento do antigo bairro industrial da cidade. As inscrições podem ser feitas aqui.
A remodelação, com o objetivo de criar um polo nacional de inovação na capital paranaense, envolve desde alterações urbanísticas à construção de espaços públicos e privados voltados à atração de profissionais e empresas da área tecnológica, indústria criativa e 4.0, além de startups, estudantes e pesquisadores.
Nas palestras, serão detalhadas as principais iniciativas públicas e privadas que devem impulsionar o progresso do Vale do Pinhão, distrito de inovação inspirado em iniciativas como o Vale do Silício, nos EUA, e o distrito 22@ Barcelona, na Espanha. O último, considerado o celeiro de inovação da Europa, tem histórico semelhante ao do bairro Rebouças. Iniciado em 2000, em um antigo bairro industrial bastante degradado, o polo de inovação europeu hoje abriga sedes de gigantes da tecnologia como Amazon e T-Systems.
O ciclo de palestras “Distritos Inteligentes” será aberto pelo sócio-fundador da AGL, Luiz Antoniutti, um dos organizadores do encontro. Ele irá apresentar o projeto do Verse360, complexo privado de inovação que será construído pela incorporadora curitibana em parceria com a HIEX, no Rebouças, com o propósito de impulsionar os investimentos no futuro distrito inteligente.
“A proposta deste que é o primeiro de vários eventos que pretendemos promover é discutir e envolver a população nesse movimento que surgiu de uma necessidade de transformar um bairro subutilizado em um distrito dinâmico. Imaginamos o Rebouças como um polo com concentração de talentos, ideias, empresas de base tecnológica, científica e criativa, de atividades importantes da nossa economia, como o agronegócio e o setor automotivo, para criar uma espiral ascendente de desenvolvimento do Vale do Pinhão. O objetivo do projeto não é beneficiar um ou outro agente, mas sim a cidade e as pessoas que vivem nela e que poderão se educar, se desenvolver e se preparar para o futuro ali”, afirma Antoniutti.
No evento, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Inteligência Artificial, Dario Paixão, fará palestra sobre o Vale do Pinhão, iniciativa da Prefeitura de Curitiba. Em março deste ano, foi inaugurado, no imóvel da antiga fábrica de farinha da Família Montana no Rebouças, o Pinhão Hub. O ambiente de inovação e empreendedorismo coletivo tem posições de trabalho, salas de reunião, estúdio para podcast, além de auditório para empresas e empreendedores.
O futuro urbanístico do Rebouças será o tema da palestra do arquiteto do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), Mauro Magnabosco. Ele irá detalhar os planos municipais para a transformação do bairro, contemplado com alterações importantes na nova Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo de Curitiba (Lei nº 15.511/2019). A região passou a ter zoneamento flexível, que permite que diferentes tipos de empreendimentos coexistam e aproveitem ao máximo o potencial dos terrenos, criando uma região diversificada e conectada.
O evento “Distritos Inteligentes” terá também a participação do secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, que vai falar sobre o projeto da Fábrica de Ideias, iniciativa do Governo do Paraná para o Vale do Pinhão. Com investimento de R$ 200 milhões, a antiga fábrica da Ambev, no Rebouças, será transformada em um centro voltado à inovação, tecnologia e economia criativa. O terreno de mais de 50 mil metros quadrados será remodelado para abrigar o espaço, que terá 34 mil metros quadrados de área construída. A proposta é que a gestão da Fábrica de Ideias seja da iniciativa privada, com governança colaborativa entre as lideranças do ecossistema de inovação de Curitiba.
Para fechar o ciclo de palestras, o diretor de relações governamentais do iCities, Beto Marcelino, irá falar sobre as semelhanças entre o distrito de inovação espanhol 22@ e o projeto curitibano do Vale do Pinhão. Na palestra, ele irá detalhar como, em duas décadas, o 22@ Barcelona se tornou referência mundial e exemplo de renovação urbana, pela rápida transformação da área industrial de Poblenou. Situado em uma área de 200 hectares, remodelada após décadas de degradação pelo uso industrial, o distrito 22@ abriga, atualmente, mais de 1.500 empresas ligadas a setores como tecnologia da informação e comunicação, energia, pesquisa científica, inteligência artificial, mídia digital, biomedicina e audiovisual, onde trabalham mais de 90 mil pessoas.
Verse360
O Verse360 será construído ao lado do Pinhão Hub e da Fábrica de Ideias. O empreendimento terá 14 mil m² e 12 pavimentos, com studios para moradia estudantil e executiva, espaços de negócios para startups e empresas ligadas à pesquisa e inovação; salas de aula e para eventos corporativos, auditórios, praça para apresentações artísticas e encontros culturais, além de rede de serviços.
O projeto do empreendimento está sendo desenvolvido por um conselho estratégico que tem, entre os membros, o ex-CEO do distrito 22@, Josep Piqué, doutor em Ecossistemas de Inovação; o fundador da Global Business Innovation Intelligence, Carlos Olsen; os sócios da AGL, Luiz Antoniutti, e Grupo RAC – do qual faz parte a HIEX –, Ricardo Cansian; e da consultora de inovação e transformação digital, Cris Alessi, diretora de projetos da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná e ex-presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
“Estamos reunindo os atores importantes dos primeiros empreendimentos voltados ao Vale do Pinhão, para que seja conhecido o planejamento para o bairro Rebouças para os próximos anos. O Verse360 é um empreendimento que apoia esse desenvolvimento, não só da parte urbanística do bairro Rebouças, mas também de todo o ecossistema de inovação no bairro. Esse evento une projetos da iniciativa privada, prefeitura de Curitiba e governo do Paraná para mostrar o quanto os ambientes promotores de inovação são elementos fundamentais para o desenvolvimento de toda a inovação da cidade”, revela Cris Alessi.
Fonte: gazzconecta