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Citroën Basalt inova com sistema de expansão de porta-malas semelhante ao Fiat Fastback

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O Citroën Basalt chegará no começo de outubro para popularizar o segmento de SUV cupês com um atrativo: o porta-malas de 430 litros. Com isso, além de outros fatores, pretende brigar com o segmento de sedãs de entrada na faixa dos R$ 100 mil, onde pode atingir famílias que procuram um carro espaçoso nessa faixa de preço, além de motoristas de aplicativo e frotistas.

Para ter esse bagageiro digno de um sedã, a Citroën recorreu a um truque já usado pelo Fiat Fastback, que tem capacidade para 516 litros em seu porta-malas. Nos dois carros, a inclinação da coluna C da carroceria e do vidro traseiro permite que a traseira seja mais alta, dando mais volume à área de bagagens.

Mais comprido do que o C3 hatch, de quem se origina, o Basalt tem um traseiro maior, que é a distância entre o eixo de trás e o final do carro. Esse fator também colabora para alcançar os 430 litros. Vale lembrar que essa medida foi a divulgada na Índia, então o padrão da medição brasileiro pode apresentar números diferentes.

Basalt x sedãs compactos

Modelo Porta-malas (em litros)
Citroën Basalt 430*
Fiat Cronos 525
Volkswagen Virtus 521
Honda City 519
Renault Logan 510
Hyundai HB20S 475
Toyota Yaris Sedan 473
Chevrolet Onix Plus 469
Nissan Versa 466

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Basalt x SUVs compactos

Modelo Porta-malas (em litros)
Citroën Basalt 430*
Fiat Fastback 516
Volkswagen Nivus 415
Fiat Pulse 370
Renault Kardian 358

*padrão indiano

Citroën Basalt
Citroën Basalt mostrado na Índia: traseira alta aumenta o volume do bagageiro : Reprodução/ Instagram/ StellantisClube

Como é o Basalt

O Basalt será vendido com duas opções de motores. A versão mais barata virá com o 1.0 de três cilindros aspirado flex com 75 cv de potência e câmbio manual de cinco marchas. O objetivo do Basalt ásico será brigar com os sedãs compactos de entrada, como Chevrolet Onix Plus, principalmente nas vendas diretas para empresas e motoristas de aplicativos.

Além do motor mais fraco, o Basalt de entrada terá um visual bem simples, com rodas de aço cobertas por calotas, interior com revestimento de tecido e poucos acessórios. Seguindo o restante da família, o modelo deverá ter apenas dois airbags obrigatórios.

Já as mais caras Feel e Shine virão com o 1.0 de três cilindros turbo flex de 130 cv de potência e transmissão automática CVT com sete marchas simuladas. O SUV , então, em uma faixa superior de preços, visando rivais como Fiat Pulse e Renault Kardian.

Fonte: autoo

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