O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta segunda-feira, 23, um prêmio pelas políticas de combate à fome e à pobreza implantadas durante seus três mandatos na Presidência da República.
O reconhecimento foi dado na premiação anual da iniciativa , organizada pela Fundação Bill e Melinda Gates, em Nova York, nos Estados Unidos. Lula aproveitou o evento para lembrar da sua infância.
“Nasci num Estado muito pobre do Nordeste e, com 7 anos de idade, a minha mãe teve que se retirar do Nordeste para São Paulo, com oito filhos menores, na perspectiva de fazer os filhos sobreviverem”, disse o petista.
Ao falar de políticas públicas, Lula citou alguns programas em curso no Brasil, como o Bolsa Família e a política de valorização do salário mínimo. “O Bolsa Família é, possivelmente, a experiência mais bem-sucedida de combate à fome no mundo”.
Lula lembrou que tentou levar o programa para países africanos e latino-americanos. Observou, contudo, que o programa só pode ser executado “se houver decisão política de governo”.
Sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, Lula afirmou que somente as políticas públicas poderão “resolver o problema da miséria no mundo”.
A Fundação Bill e Melinda Gates, fundada em 2000, é uma das maiores entidades de caridade privada do mundo. É responsável pelo evento Goalkeepers, que na edição de 2024 destaca soluções para manter as pessoas saudáveis e nutridas.
Fonte: revistaoeste