Sophia @princesinhamt
Notícias

Justiça Federal confirma entrega de mensagem no WhatsApp em caso do Azulzinho do Zap

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
azulzinho zap justica federal valida citacao por cor azul que confirma entrega mensagem whatsapp

Via @diariojustica | A Justiça Federal de Limeira, no interior paulista, rejeitou um pedido de nulidade por citação eletrônica por meio de WhatsApp e, para comprovar a eficácia do procedimento, ressaltou a cor azul que confirma a leitura da mensagem e valida citação.

O pedido foi feito nos autos de cumprimento de sentença por uma mulher que é executada pela Caixa Econômica Federal. Ela alegou que, na fase de conhecimento do processo, quando ocorre a instrução dos autos para a sentença, não houve identificação da mensagem recebida por meio do aplicativo.

A mulher sustentou que, para ter validade, era que o oficial de Justiça comprovasse sua identidade por meio de foto ou por escrito – no caso, ela responder à mensagem de citação.

A juíza Carla Cristina de Oliveira Meira, da 1ª Vara Federal, analisou a legislação e verificou essa exigência não existe. Para o ato de comunicação, o servidor encaminha, via WhatsApp, a imagem do mandado e de eventuais peças que o instruírem. Então, o ato se dá na data e hora da confirmação de recebimento pelo destinatário da mensagem.

Em seguida, o oficial deve certificar, nos autos, a data, horário do recebimento e a identificação de quem o fez.

O que valida citação?

Conforme a petição da mulher, o oficial de justiça se certificou que se tratava da ré por meio de contato telefônico prévio. Assim, não há dúvidas quanto a titular do celular.

“Tem-se ainda, a desnecessidade da confirmação escrita pela destinatária, uma vez que os ícones de confirmação de leitura da mensagem se encontram na cor azul [destaco ser de amplo e notório conhecimento que os dois riscos de checagem, quando na cor azul, confirmam a leitura da mensagem pelo usuário destinatário de mensagens trocadas pelo aplicativo ‘WhatsApp’]”, escreveu a magistrada.

Dessa forma, a juíza afastou a alegação de nulidade da citação.

Rafael Sereno
Fonte: @diariojustica

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.