A menos de duas semanas do primeiro turno da eleição municipal, o de Ribeirão Pires (SP) se depara com uma notícia negativa.
De acordo com levantamento do Paraná Pesquisas divulgado na manhã desta terça-feira, 24, o petista na disputa pela prefeitura local está longe de contar com a preferência dos eleitores.
Conforme o instituto, Renato Foresto (PT) contabiliza somente 4,6% das intenções de voto. Pontuação que o coloca na terceira colocação e, além disso, em condição de empate técnico com o quarto — e último — colocado, Ricardo Abílio (Novo), que registra 1,7%.
A situação de empate técnico entre o petista e o político do Novo se dá em razão da margem de erro do levantamento. De acordo com o Paraná Pesquisas, ela é de 4,3 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Enquanto Foresto e Abílio empatam na parte de baixo, uma outra dupla divide a liderança. Gabriel Roncon (PP) aparece numericamente à frente, com 44,1%. Ele, no entanto, é seguido de perto por Guto Volpi (PL), com 40,2%.
Os responsáveis pelo levantamento divulgam que 5% dos entrevistados afirmaram que vão anular ou votar em branco. Além disso, 4,4% não souberam responder ou não quiseram participar da pesquisa.
O Paraná Pesquisas registrou o levantamento de intenções de voto para a Prefeitura de Ribeirão Pires no , com SP-04001/2024 como código de acompanhamento.
A equipe do instituto entrevistou, de 20 a 23 de setembro, 540 pessoas. Com a já alegada margem de erro de 4,2 pontos porcentuais, o grau de confiança da pesquisa é de 95%.
Um dos sete municípios que integram a região conhecida como , Ribeirão Pires tem 115 mil habitantes. Por ter menos de 200 mil eleitores, a cidade não conta com possibilidade de segundo turno — ou seja, o prefeito a comandar o Poder Executivo local pelos próximos quatro anos será conhecido no dia 6 de outubro.
Fonte: revistaoeste