Sophia @princesinhamt
Notícias

Incêndio afeta 37% do Parque de Chapada; brigadistas civis precisam de doações para ampliar combate no município

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Em nova atualização sobre o incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, o Instituto Chico Mendes (ICMBio) aponta que o fogo já devastou 12.307 hectares, equivalente a 37% do total da unidade de conservação federal. Brigadistas voluntários que atuam em outras áreas de focos de incêndio na cidade pedem doações de mantimentos, que devem ser deixados na 1ª Companhia da Polícia Militar de Chapada dos Guimarães (62 km de Cuiabá).

Nesta segunda-feira (23), 30 brigadistas estão mobilizados na linha de frente de combate aos incêndios florestais que atingem áreas fora do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que queima desde 21 de agosto.

Os brigadistas atuam no combate direto ao incêndio que atinge uma comunidade a leste da unidade de conservação. O objetivo das ações é impedir que o incêndio se desloque para a rodovia MT-020 (Estrada da Água Fia) e conter o avanço do fogo sobre as casas da comunidade. 

Os brigadistas se concentraram nas áreas da comunidade Terra Prometida, na bacia do Córrego Monjolo, a cerca de nove quilômetros da área urbana de Chapada dos Guimarães. 

Além de mais de 1 mês de combate no Parque, há também focos de incêndio em demais pontos da cidade. Com isso, brigadistas voluntários pedem doações para continuarem o trabalho.

Dentre os itens mais solicitados estão água, gelo, isotônico, barrinhas de cereal, frutas e até rapadura. Aqueles que puderem colaborar poderão deixar os produtos doados na 1ª Companhia da Polícia Militar de Chapada dos Guimarães. 

Confira a lista completa de itens que podem ser doados:
Isotônico;
Barras de cereais;
Frutas;
Nuts;
Proteínas;
Balas de gomas;
Paçoca de amendoim;
Rapadura simples de cana, em pedaços ;
Água e gelo;

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.