Sem candidato próprio em Curitiba, , o Partido dos Trabalhadores (PT) encontra dificuldades na segunda maior cidade paranaense. A candidata da sigla à Prefeitura de Londrina, , aparece na última colocação no levantamento divulgado nesta segunda-feira, 23, pelo instituto Paraná Pesquisas.
De acordo com a pesquisa, Isabel registra somente 3,2% das intenções de voto. Dessa forma, a petista contabiliza, a 14 dias do primeiro turno das eleições municipais, pontuação menor que a de nenhum/branco/nulo e não sabe/não respondeu, com 6,8% e 5,2%, respectivamente.
Representante do PT na disputa deste ano pela Prefeitura de Londrina, , Isabel acumula derrotas diante das urnas. Em 2020, em sua primeira disputa eleitoral, ela foi, sem sucesso, candidata a vice-prefeita da cidade do interior do Paraná. Em 2022, tentou se eleger deputada estadual, mas ficou somente com a suplência.
Com 56 anos, Isabel Cristina Diniz é londrinense e trabalha como historiadora. À Justiça Eleitoral, a candidata do PT declarou ter R$ 311 mil em total de bens.
Enquanto o PT aparece em último com a candidatura de Isabel Diniz, o PSD, do deputado estadual Tiago Amaral, lidera. Conforme o Paraná Pesquisas, ele contabiliza 41,1%.
Confira, abaixo, os números do levantamento de intenções de voto para a Prefeitura de Londrina:
- Tiago Amaral (PSD) — 41,1%;
- Professora Maria Tereza (PP) — 15,5%;
- Tercilio Turini (MDB) — 9%;
- Barbosa Neto (PDT) — 8,9%;
- Coronel Villa (PSDB) — 6,3%;
- Diego Garcia (Republicanos) — 3,9%; e
- Isabel Diniz (PT) — 3,2%.
O grupo de nenhum/branco/nulo soma, conforme mencionado acima, 6,8%. Já 5,2% não souberam responder ou não quiseram participar da pesquisa.
O Paraná Pesquisas entrevistou 710 eleitores em Londrina, de 19 a 22 de setembro. Com margem de erro de 3,8 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%, o levantamento tem PR-08723/2024 como código de registro no .
Fonte: revistaoeste