A Renault anuncia investimento de US$ 350 milhões na fábrica Santa Isabel, em Córdoba (Argentina), para fabricar um nova picape com base no protótipo Niagara, que a reportagem de AUTOO viu de perto no Rio de Janeiro, em 2023, na prévia de lançamento do crossover Kardian. De acordo com o site Argentina Autoblog, o utilitário começará a ser fabricado a partir de 2026.
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Com a chegada da nova picape que vai concorrer com Fiat Toro, Chevrolet Montana, Ford Maverick, entre outras, será o fim da Oroch, conforme a mesma fonte. O utilitário que terá como inspiração o modelo conceitual Niagara Concept será fabricado com a nova plataforma global da marca, que é bastante flexível, podendo receber conjuntos híbridos e elétricos e com boa variação de entre-eixos (entre 2,6 m e 3 m).
Quando chegar ao mercado, em 2026, boa parte das picapes do mesmo porte e até as médias já terão pelo menos uma versão híbrida. Portanto, é bem provável que o modelo da Renault será oferecida eletrificada, já que a nova base está preparada para receber motorização mild hybrid advanced (48 v) na frente, complementada por um motor elétrico adicional na traseira.
Versão híbrida
Por isso, o Niagara Concept é um modelo 4×4 com performance off-road otimizada. Esta motorização permite cobrir metade dos trajetos diários no modo 100% elétrico, com redução equivalente nas emissões de CO2, ainda de acordo com a Renault. O veículo também conta com suspensão de longo curso e grandes ângulos tanto na frente como na traseira.
A partir da nova picape da Renault também será fabricada uma versão da Nissan, que entrará para disputar um lugar de destaque nesta fatia do mercado de picapes que tende a crescer rápido nos próximos anos. Um dos novos modelos que vão aparecer será a Volkswagen Tarok, que vai ser fabricada no Paraná, também a partir de 2026, com sistema híbrido leve que deverá ser instalado no novo motor 1.5 turboflex, a ser montado em São Carlos (SP).
Vale lembrar que foi a Renault que inaugurou o segmento de picapes intermediárias no Brasil, abaixo das médias, com a Oroch, no final de setembro de 2015. Mas, logo em seguida, no início de 2016, a Fiat veio com a Toro, que acabou ofuscando o modelo da marca francesa. Agora, as duas fabricantes voltarão a concorrer, mas ambas com modelos com potencial parecido no mercado.
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Fonte: autoo