A Honda lançou suas estações de trocas rápidas de baterias de motos elétricas no Japão. Como parte de esforços para tornar os veículos elétricos mais viáveis, a empresa começou a vender o Power Pack Exchanger e:, que realiza o compartilhamento de baterias.
O primeiro produto foi entregue para a Gachaco, empresa criada por Honda, Yamaha, Kawasaki, Suzuki e Eneos para oferecer o serviço de baterias intercambiáveis padronizadas. A Honda já anunciou que pretende atingir a neutralidade de carbono em todos os seus produtos e atividades até 2050, inclusive, com o lançamento de 10 motos elétricas até 2025.
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“A eletrificação de seus produtos de mobilidade, que é indispensável para atingir essa meta, tem três desafios que precisam ser abordados: curto alcance, longo tempo de carregamento e alto custo da bateria”, disse a Honda. Com o Power Pack Exchanger e:, é possível recarregar múltiplas unidades do Honda Mobile Power Pack e:, que são as baterias para motos elétricas desenvolvidas pela marca japonesa.
Com as estações, os usuários de motos elétricas podem fazer a troca de uma bateria descarregada por outra carregada em pouco tempo, sem a necessidade de longa espera com a moto parada. Por meio de smartphone e sistema em nuvem, o motociclista pode ver antecipadamente onde e qual bateria retirar para colocar em sua moto.
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De acordo com a Honda, este sistema pode “alcançar uso amplo dentro e fora do Japão”. Na Índia, a Honda já opera por meio de sua subsidiária local um sistema de compartilhamento de baterias para tuk-tuks elétricos. No Brasil, a Voltz trabalha com sistema similar para trocas de baterias, com presença inicial na cidade de São Paulo.
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Fonte: motoo