Algumas ilusões de ótica podem trazer a sensação de que você está sendo enganado. É o caso da figura que trouxemos hoje. Se você gosta de desafios, confira o que preparamos.
Tudo está relacionado ao seu poder de percepção. Muitas vezes, as imagens captadas pelos olhos não são bem recepcionadas no cérebro.
A partir disso, surgem as confusões mentais causadas pelas ilusões de ótica.
Mesmo esse não sendo um método comprovado cientificamente, ao longo de décadas vem sendo utilizado porque investiga a mente humana.
É possível traçar perfis psicológicos, cognitivos, emocionais e comportamentais. No entanto, o teste visual que trouxemos hoje serve apenas como instrumento de autoconhecimento e diversão.
Mas antes de começar o desafio…
É importante que você siga algumas recomendações básicas e que garantem a efetividade do teste.
Elas servem para garantir que você vai alcançar o resultado esperado. E obviamente, isso não serve como diagnóstico em nenhuma hipótese.
Confira na lista o que você precisa saber antes de analisar a imagem:
- Esse é um teste individual.
- Não deixe que outras pessoas interfiram em sua resposta.
- Apenas a primeira impressão vale como interpretação de resultado.
- Tenha um Cronômetro à sua disposição.
- Observe a ilusão de ótica através de uma tela nítida e clara.
- Esteja em um ambiente com poucos estímulos visuais.
Agora que você já tá por dentro de tudo o que precisa, chegou a hora de analisar a ilusão de ótica. Dessa vez, serão 2 imagens e logo você descobre o que elas representam.
Qual cor contorna a figura?
Observe a figura por no mínimo 20 segundos, em seguida, observe a outra figura pelo mesmo tempo.
Nessas duas ilusões de ótica, é provável que algumas pessoas identifiquem um contorno vermelho ou azul.
A ideia de profundidade entre os tons da figura é uma artimanha do nosso cérebro. Na verdade, a ilusão de ótica não tem nenhuma pretensão em ser bidimensional ou tridimensional.
Por outro lado, existem pessoas que afirmam enxergar profundidade. Enquanto outras, assumem a ideia de que não existe nenhuma diferença neste sentido.
Mas e pra você?
Como você observa essas figuras? Se estiver incluído no grupo que é maioria, provavelmente vai determiná-las de maneiras diferentes.
Onde a figura é predominantemente vermelha, a parte azul parece estar em desnível.
Onde a figura é predominantemente azul, os papéis se invertem.
Por que isso acontece?
É muito comum que o nosso cérebro encontre maneiras de interpretar aquilo que é enviado pela visão aos captadores cerebrais.
Muito disso está atrelado ao ambiente em que estamos inseridos. Além do quê, os nossos olhos possuem mais habilidades do que imaginamos. Fica a dica para os próximos desafios.
O que você achou? Siga no Instagram para ver mais e deixar seu comentário
Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!
Fonte: awebic.com