Estudar matemática pode ser muito divertido. Tudo depende do seu professor. Se você discorda dessa frase, é porque ainda não conheceu o professor Rafael Bastos, de 33 anos, mais conhecido nas redes sociais como “Mr. Bean da Matemática”. Parecido com o icônico personagem interpretado por Rowan Atkinson, ele está fazendo sucesso internacional com quase 9 milhões de seguidores no TikTok, Instagram e YouTube.
Em apenas um dos seus vídeos, em que explica como fazer uma multiplicação, o Rafael alcançou 130 milhões de visualizações. Usando mímica, caretas e grunhidos, ele faz os mais diversos cálculos e alcança um público não só brasileiro, mas também de fora do Brasil.
Ver esta publicación en Instagram
“Muitas pessoas não imaginam que o Mr. Bean da Matemática é brasileiro, justamente por eu adotar o método de mímicas para resolver os exercícios. Não tem uma linguagem como o português ou inglês em destaque, e sim uma forma universal, porque a mímica e a matemática são linguagens universais“, disse Rafael ao
Nascido em Minas Gerais, o professor começou a produzir conteúdo para a internet em 2020, durante a pandemia. Logo teve a ideia de mudar o formato das aulas aproveitando sua semelhança física com o Mr. Bean que as pessoas conhecem do cinema e da TV.
Claro que o seu sucesso não se explica apenas pelas caretas e mímicas: o seu conteúdo também é de qualidade, ajudando a compreender a matéria que é o pesadelo de muitos.
Ver esta publicación en Instagram
Uma paixão chamada matemática
De acordo com o Rafael, a paixão pela matemática vem desde cedo. Ele se descreve como alguém fascinado por esse universo de números, multiplicações, divisões e todo tipo de cálculos. Na escola, seu apelido era “calculadora ambulante”, já que conseguia fazer contas com extrema rapidez.
Ao terminar o ensino médio em Divisa Nova (MG), entrou na Universidade Federal de Alfenas, onde se formou em Matemática. Em seguida, fez mestrado e doutorado em Estatística, dando aulas em uma escola particular, em um instituto federal e em uma universidade mineira.
Vendo o seu impressionante crescimento nas redes sociais, decidiu deixar todos os empregos e focar inteiramente na internet. No momento, recebe retorno financeiro do s em que tem 437 mil inscritos e de algumas ações publicitárias no Instagram. Apesar de ganhar menos do que antes, ele não se arrepende da decisão.
“Meu trabalho nas redes sociais é 100% voluntário. Tenho o objetivo de criar meu curso, meus materiais, futuramente. Mas, no momento, o meu trabalho visa ajudar milhões de pessoas.
Para mim, o meu grande salário é o amor, o carinho que eu recebo em todo lugar que vou. Meu grande objetivo não é ficar milionário, é ensinar milhões. O maior valor são as mensagens que recebo de agradecimento.”
Bom, agora você já sabe, na hora de estudar matemática, é só procurar o Mr. Bean!
O que você achou? Siga no Instagram para ver mais e deixar seu comentário
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.
Fonte: awebic.com