Sofia Pontes
Cleto kipper
G1
A área queimada em Mato Grosso, em agosto, corresponde a quatro vezes o tamanho da capital, Cuiabá . Ao todo, 1,7 milhões de hectares já foram destruídos pelo fogo, segundo um levantamento divulgado pela MapBiomas, nesta quinta-feira (12). O número corresponde a um aumento de 271% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram devastados 465.407 hectares do estado.
Cuiabá possui 432.745 hectares de área territorial, segundo o censo de 2022, divulgado pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE).
Mapbiomas
O estado também lidera o ranking de área queimada no Brasil em 2024. Entre janeiro e agosto deste ano, o estado concentrou 21% da área atingida pelo fogo no Brasil, com 2,3 milhões de hectares queimados.
Segundo a diretora de Ciências do IPAM e coordenadora do MapBiomas Fogo, Ane Alencar, além de combater, é necessário investigar as causas dos incêndios.
“O combate aos incêndios é uma coisa muito complexa que envolve diferentes agentes e todo mundo envolvido precisa entender que estamos assando por um clima muito seco e que o fogo não deve ser utilizado nesse clima porque isso pode causar grandes incêndios, como a gente tem visto”, explica.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews