O fenômeno conhecido como “chuva preta” deve chegar a Mato Grosso do Sul ainda neste final de semana, 14 e 15 de setembro. A água escura chega ao estado devido à frente fria que se desloca pela região Sul do país.
A engenheira ambiental Ana Paula Lemke alerta que, mesmo parecendo inofensiva, a chuva preta pode trazer problemas para a saúde humana.
Lemke explica que a chuva preta ocorre devido às queimadas que atingem o país, principalmente Mato Grosso do Sul.
A fuligem oriunda da fumaça acaba se introduzindo nas nuvens e participando do processo de formação do vapor de água.
“Assim, a condensação ocorre com essa poluição. A gotícula cresce, forma a gota de chuva e precipita, contendo partículas de fuligem. Por isso chamamos de ‘chuva preta’”, explica Lemke.
Uma das substâncias presentes nessa chuva é o carbono, poluente resultante da queima incompleta de biomassa e combustíveis fósseis.
De acordo com a engenheira ambiental, a composição exata da chuva preta não é conhecida, mas ela pode conter substâncias prejudiciais.
Perigos e cuidados com a chuva preta
A engenheira ambiental alerta para alguns cuidados importantes durante a precipitação da chuva preta.
O principal é que a água escura não deve ser consumida de forma alguma, nem oferecida aos animais.
Outro cuidado importante é evitar o contato com a água da chuva, pois ela pode causar irritações na pele.
“Em ambientes aquáticos, como córregos e rios, ela pode causar sérios danos ambientais, levando, inclusive, à morte de peixes”.
O prejuízo causado pelo fenômeno está relacionado ao carbono presente na composição, que, quando depositado no solo, prejudica a composição química e a absorção de nutrientes pelas plantas. Isso pode resultar na redução da produtividade agrícola.
“Além disso, as partículas de fuligem podem formar uma camada superficial sobre as folhas e diminuir a capacidade de fotossíntese, o que pode afetar o desenvolvimento das plantas, favorecer o surgimento de fungos e bactérias patogênicas, e aumentar a incidência de doenças nas lavouras”.
Durante a chuva que pode atingir o estado neste final de semana, fique atento aos cuidados. Proteja as pessoas, animais e plantas e evite tomar banho de chuva para aliviar o calor.
Fonte: primeirapagina