Chega de cavalos puxando charretes. Bruxelas agora usa carruagens elétricas para acabar com o abuso contra animais.
A novidade na capital da Bélgica, que começou em junho deste ano, agradou turistas que passam pela praça central e visitam a cidade histórica.
“Há a questão ética. A relação com os animais hoje é diferente e é cada vez menos aceito ter uma atividade comercial com eles [cavalos]”, disse Thibault Danthine, dono das charretes elétricas, ao portal PIT.
A ideia
As reações negativas ao uso de animais no turismo na Europa aumentaram em 2023, quando um cavalo morreu em Sevilha enquanto puxava uma carruagem com turistas no meio de uma onda de calor.
Mas antes disso, Thibault Danthine, operador de carruagens puxadas por cavalos em Bruxelas, já tinha seu projeto de dois novos veículos elétricos.
Preocupado com protestos sobre uso de animais no turismo, em 2022 ele vendeu seus cavalos e pediu financiamento à cidade de Bruxelas para comprar carruagens elétricas. Deu certo.
Com a mudança, Bruxelas se tornou a primeira cidade na Europa a usar carruagens elétricas para passeios turísticos e está inspirando outras regiões.
Turistas reclamavam
Thibault contou que turistas estavam reclamando do uso de cavalos e da questão ética.
Alguns gritavam “Vergonha!”, quando ele passava com as carruagens puxadas por animais.
Leia mais notícia boa
Apoio da população
Vários moradores da cidade apoiaram e comemoraram a mudança
“Acho que a mudança de carruagens puxadas por cavalos para essas novas carruagens elétricas é melhor”, disse Sari, uma estudante em Bruxelas.
E explicou o motivo:
“Não apenas porque os cavalos estavam fazendo muito barulho e cheirando muito na cidade, mas também para os animais porque eles estavam passando muitas horas ao ar livre em uma cidade que tem muitos turistas”.
Apoio de ativistas
A PETA, organização sem fins lucrativos de direitos dos animais, comemorou a novidade no X:
“Adoramos as novas carruagens elétricas sem cavalos em Bruxelas. Depois de proibir carruagens puxadas por cavalos, Bruxelas se tornou a primeira cidade europeia a oferecer esse novo meio de transporte ecológico aos turistas”.
Autonomia das carruagens elétricas
As carruagens de Thibault têm autonomia de 120 quilômetros.
As baterias precisam ser recarregadas a cada dois dias.
Isso facilita a vida dele e atrai o olhar positivo das pessoas que visitam a cidade.
Mais que isso: depois da experiência positiva, ele tem recebido chamado de outras cidades interessadas nas carruagens elétricas com capacidade turística.
Valor dos passeios
Os passeios de Thibault com as charretes elétricas custam 70€ – equivalente a R$ 432.
As novas charretes levam até cinco pessoas.
Fonte: sonoticiaboa