Um avião que partiu de Santiago, no Chile, com rumo previsto para Luque, no Paraguai, teve de fazer um pouso forçado no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (PR) na noite de quarta-feira (26). O motivo da mudança de rota foi climático: a aeronave foi atingida por tempestade.
+ Viu isto? Milho embaixo d’água: alagamentos destroem lavouras do Paraná
De acordo com o site do jornal paraguaio ABC, o voo em questão, da Latam Paraguai, tinha 48 passageiros e seguiu viagem após permanecer por cerca de três horas no aeroporto brasileiro — onde ninguém desembarcou. Mesmo diante das condições climáticas adversas, o piloto resolveu seguir viagem rumo a Luque, na região de Assunção. Na retomada, o avião sofreu novamente com tempestades — e acabou danificado.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram momentos de tensão durante o voo. Um vídeo destaca gritos de passageiros. Fotos mostram, além disso, que o bico da aeronave acabou destruído. De acordo com a imprensa paraguaia, o para-brisa acabou quebrado e, na reta final da viagem, um dos motores parou de funcionar.
Voo tranquilo entre Santiago do Chile e Asunción no Paraguai.
Voo alternado para Foz do Iguaçu por motivos *PASMEM* meteorológicos. (Na real foi pq ele entrou numa camada de gelo que acabou com o avião) pic.twitter.com/quDDzaEWsf
— Aeroporto da Depressão (@AeroportoD) October 27, 2022
¡Que locura! pic.twitter.com/sVfsYZu5rK
— Aeroporto da Depressão (@AeroportoD) October 27, 2022
Passageiro critica autoridades e empresa
Um dos passageiros do voo que chegou a realizar pouso de emergência em Foz do Iguaçu, Marcial Guillermo Gómez teceu críticas a todos os lados. Segundo ele, o comandante da Latam, empresa dona da aeronave, errou duas vezes ao enfrentar a tempestade. Além disso, o paraguaio afirmou que autoridades brasileiras não deram suporte.
“As aeromoças nos pediram para descer em uma sala de espera transitória, mas não nos permitiram” — Marcial Guillermo Gómez
“As autoridades [do aeroporto de Foz do Iguaçu] se comportaram muito mal. Eles colocaram um gerente nas portas do avião. As aeromoças nos pediram para descer em uma sala de espera transitória, mas não nos permitiram”, disse Guillermo Gómez, conforme noticiado pelo site ABC. Para o passageiro, o piloto, todavia, foi responsável por “tentativa de assassinato”.
Latam: pouso sem intercorrências após tempestade
Em meio à divulgação do caso na imprensa e nas redes sociais, a divisão paraguaia da Latam confirma que um voo da companhia encarou “condições climáticas severas”. A empresa afirma, no entanto, que o avião chegou ao destino inicialmente previsto “sem intercorrências”.
- Confira, abaixo, a íntegra da nota da Latam:
A Latam Airlines Paraguai informa que o voo LA1325, que operava a rota Santiago-Assunção em 26/10, precisou alternar pouso para o aeroporto de Foz do Iguaçu às 18h43 (hora local) devido às más condições meteorológicas em Assunção.
Com a melhora das condições em Assunção, a aeronave retomou a sua rota para a capital paraguaia, mas enfrentou condições climáticas severas durante o voo, o que exigiu um pouso de emergência em Assunção às 23h09 (hora local). Não houve feridos entre os passageiros e a tripulação, que foram imediatamente atendidos pelas equipes de solo quando chegaram ao Paraguai.
As condições climáticas do voo causaram danos na fuselagem da aeronave e impactaram as operações. Para a linha aérea, qualquer evento relacionado à segurança de voo é considerado grave.
Seguindo os regulamentos aeronáuticos, a Latam Airlines Paraguai está colaborando com a investigação das autoridades competentes sobre o incidente.
Lamentamos a situação vivida por nossos passageiros. A Latam Airlines Paraguai está em contato com todos os clientes deste voo para prestar o apoio necessário.
_________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.
Fonte: canalrural