O empresário e dono do Twitter/X, , reagiu à ofensiva do ministro do , Alexandre de Moraes, contra a sua plataforma.
Em um tuíte publicado na manhã desta quinta-feira, 29, Musk afirmou que, um dia, uma imagem gerada em inteligência artificial de Moraes em uma prisão será real.
“Um dia, Alexandre, essa foto sua na prisão será real”, disse Musk. “Marque minhas palavras.”
One day, @Alexandre, this picture of you in prison will be real. Mark my words. pic.twitter.com/ZkHExAwQxm
— Elon Musk (@elonmusk) August 29, 2024
Na noite da quarta-feira 28, o ministro intimou Musk a informar, em 24 horas, quem é o representante da empresa no Brasil. Em caso de descumprimento da determinação, a decisão prevê a suspensão das atividades da rede social no Brasil.
Já no período da tarde, o empresário afirmou que “é um criminoso da pior espécie, disfarçado de juiz”. A declaração foi feita em uma publicação sobre as diferenças judiciais entre o Twitter/X e a , que também pertence a Musk.
This guy @Alexandre is an outright criminal of the worst kind, masquerading as a judge https://t.co/l5zZ7gplSI
— Elon Musk (@elonmusk) August 29, 2024
Além de ameaçar bloquear o Twitter/X no Brasil, Moraes bloqueou contas da empresa Starlink, que pertence ao empresário Elon Musk. Revelada pelo portal g1, a informação foi confirmada por .
A decisão foi dada em 18 de agosto, com a justificativa de pagar multas judiciais devidas pelo Twitter/X. Como a big tech não tem mais um representante legal no Brasil, Moraes se voltou contra a Starlink.
Políticos e diversas figuras públicas se manifestaram depois de Alexandre de Moraes intimar Elon Musk a identificar um representante legal da empresa no Brasil em até 24 horas.
Em sua rede social, Musk comentou a decisão: “Este ‘juiz’ quebrou repetidamente as leis que jurou defender”. A publicação que Musk compartilhou é originalmente do jornalista norte-americano Michael Shellenberger. Em abril, ele divulgou documentos nos quais acusa Moraes de censura.
Nesta quarta-feira, Shellenberger escreveu para os seus “amigos brasileiros”:
“Como vocês já devem saber, Alexandre de Moraes diz que bloqueará o X no Brasil se Elon Musk não reabrir o escritório no Brasil e cumprir suas ordens de censura. Como tal, o Brasil está a poucas horas de se tornar uma ditadura sem liberdade de expressão”.
Confira a publicação do jornalista:
Para meus amigos brasileiros —
Como vocês já devem saber, Alexandre de Moraes diz que bloqueará X no Brasil se Elon Musk não reabrir o escritório no Brasil e cumprir suas ordens de censura.
Como tal, o Brasil está a poucas horas de se tornar uma ditadura sem liberdade de… https://t.co/Eafc7ovK8r
— Michael Shellenberger (@shellenberger) August 29, 2024
Glenn Greenwald, jornalista norte-americano, também comentou a decisão de Moraes. Glenn é conhecido por reportagens publicadas pela Folha de S.Paulo sobre mensagens trocadas entre o ministro e sua equipe via WhatsApp.
Ele escreveu em sua conta na rede social: “O juiz autoritário da censura brasileira, Alexandre de Moraes, está ameaçando explicitamente proibir o uso do X em todo o Brasil, a menos que ele disponibilize fisicamente representantes no país (que o juiz ameaçou prender) e censores mais em conformidade com suas ordens”.
Veja a postagem de Glenn:
Brazil’s authoritarian censorship judge, Alexandre de Moraes, is explicitly threatening to ban the use of X in the entire country unless it makes available representatives physically in the country (whom he threatened to arrest) and censors more in compliance with his orders. https://t.co/cEoQySbc6J
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) August 29, 2024
O gabinete do ministro pediu à Justiça Eleitoral que elaborasse relatórios para embasar decisões no inquérito das fake news contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022.
Fonte: revistaoeste