Conteúdo/ODOC – A vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Janaina Riva (MDB), prevê que entre seis e dez novos parlamentares que ocuparão cadeiras na próxima legislatura (2027-2031). A previsão de Janaina surge em um contexto de mudança na composição da Casa de Leis, que passará de 24 para 27 deputados estaduais após as eleições de 2026, devido ao aumento populacional de Mato Grosso registrado no Censo de 2022.
Segundo Janaina, embora muitos deputados que busquem a reeleição devam garantir seus mandatos, a Assembleia deverá receber um número significativo de “caras novas”. Isso pode ocorrer em razão da possível vitória de parlamentares que são candidatos a prefeituras em 2024 e, portanto, não disputarão as eleições de 2026. Entre esses, estão Eduardo Botelho (União) em Cuiabá, Thiago Silva (MDB) e Cláudio Ferreira (PL) em Rondonópolis.
Além disso, a deputada mencionou que outros parlamentares podem se candidatar ao Congresso Nacional, incluindo ela própria, que se posiciona como uma potencial candidata ao Senado. “Acho que a Assembleia vai seguir essa tendência de baixa renovação. Hoje, os deputados têm uma estrutura boa para conseguir a reeleição, mas temos alguns que não concorrerão”, comentou Janaina, citando a si mesma, Botelho e Thiago Silva como exemplos.
Com a adição de três novas cadeiras, a parlamentar sugere que a Assembleia pode ver uma renovação entre seis e dez novos deputados. “Então, sobra margem para a gente pensar, quem sabe, que serão de seis até dez deputados com essas cadeiras novas”, concluiu a deputada.
Fonte: odocumento