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Turismo

A febre dos ‘CU’: a rede de lojas sul-coreana que conquistou a internet

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Tem horas em que a quinta série que vive em muitos de nós fala mais alto. Se você gosta de doramas coreanos ou segue nas redes sociais alguém que curte esse tipo de programa de TV – ou, simplesmente, lê os posts de alguém que já viajou para lá – provavelmente já se deparou com a piadinha: na Coreia do Sul, tem um CU em cada esquina.

E, pelo menos nas principais cidades, tem mesmo! Só na capital Seul são mais de 2,5 mil unidades dessa rede de lojas de conveniência, que tem centenas de outras filiais espalhadas por quase todas as cidades do país, com destaque para grandes metrópoles como Daegu, Incheon e Busan.

Afinal, o que é o CU da Coreia?

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Lojas da CU oferecem imensa variedade de produtos para o dia a dia (LERK/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)

Como dito acima, o CU é uma rede de lojas de conveniência, que opera como uma espécie de “Oxxo coreano”: está por todas as partes, vendendo produtos variados para as necessidades do dia a dia.

Além de operar como um mercadinho, algumas unidades são um pouco maiores e incluem áreas diferenciadas para os clientes.

Trocadilho infame só funciona no Brasil

O nome dessa rede comercial, é claro, jamais teve a intenção de render qualquer cognato inapropriado. O “CU” que rende um trocadilho engraçado para os brasileiros na verdade é um jogo de palavras com a língua inglesa: as letras servem tanto para formar, foneticamente, a frase “see you” (“eu te vejo” ou “até mais”, conforme o contexto) quanto para simbolizar as iniciais de Conveniência e Você (neste caso, a corruptela de “you”, representada pela letra u).

Onipresente na Coreia do Sul e com filiais em outros países asiáticos, a rede CU aparece com frequência em doramas – produções de teledramaturgia orientais – e também como pano de fundo de viagens para aquela parte do mundo. São tão fáceis de encontrar que se tornam parada obrigatória.

O trocadilho infame, porém, só funciona para os brasileiros, razão pela qual as lojas acabaram viralizando nas redes sociais por aqui, especialmente no TikTok, onde o slogan da rede (“nice to CU”, ou “bom ver você”) se tornou uma hashtag muito utilizada.

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Fonte: viagemeturismo

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