O Latin NCAP divulgou nesta quinta-feira (20) alguns resultados preocupantes envolvendo a Fiat Strada, atualmente o veículo mais vendido no Brasil.
A picape compacta obteve apenas 1 estrela (de 5 possíveis) tanto em sua opção de carroceria cabine simples quanto cabine dupla.
Segundo relata o Latin NCAP, a versão cabine simples, equipada com dois airbags frontais e controle eletrônico de estabilidade como padrão, alcançou 47,47% de proteção em ocupante adulto, 22,08% em ocupante criança, 40,23% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 41,86% em sistemas de assistência à segurança.
Já a Strada com carroceria cabine dupla, com quatro airbags (dois frontais e dois laterais de cabeça e tórax) e o controle de estabilidade como equipamento padrão, alcançou 41,39% de proteção para o ocupante adulto, 52,96% em ocupante criança, 40,23% em proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 48,84% em sistemas de assistência à segurança.
O pior resultado das duas versões é aquele que representa o resultado do modelo, detalha o Latin NCAP.
Em seu relatório sobre a avaliação da picape, o Latin NCAP pontua que “o impacto frontal mostrou uma estrutura instável, bem como uma estrutura instável na área dos pés. No impacto lateral de poste, os airbags laterais, apenas padrão na versão de cabine dupla, mostraram acionamento incorreto e tamanho reduzido, resultando em medições deficientes de proteção da cabeça e do tórax, o que implica em alta probabilidade de ferimentos com risco de vida, afetando negativamente o resultado do impacto lateral”.
O Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe salienta que o desempenho do airbag lateral no caso da Strada cabine dupla é preocupante.
“O resultado demonstra mais uma vez que ter um elemento de segurança não significa que ele funcione corretamente e ofereça proteção adequada, como era anteriormente o caso de outros modelos como o Renault Sandero/Logan/Stepway”, explica o Latin NCAP.
A proteção contra chicotada cervical (whiplash) mostrou boa proteção para o assento da versão de cabine dupla, enquanto mostrou proteção pobre para o assento da versão de cabine simples. Os assentos têm diferenças consideráveis que surpreenderam o Latin NCAP, pois se espera que ambos tenham um desempenho igualmente bom neste teste.
Segundo o Latin NCAP, a Stellantis foi questionada se tem planos para reforçar a segurança da Strada, porém a empresa não retornou aos responsáveis pela avaliação.
“A Fiat (FCA) mais uma vez decepciona com um pobre resultado após o mau desempenho do Argo/Cronos no ano passado. Estes modelos estão entre os mais populares da região. É preocupante que os fornecedores globais de autopeças continuem a oferecer sistemas de retenção na América Latina sem a robustez esperada para os cenários de teste do Latin NCAP, como fazem para outros mercados, como Europa, EUA e Austrália.
Stellantis, juntamente com a General Motors e Volkswagen, é um dos três fabricantes com instalações de testes de colisão na região. Enquanto a General Motors e a Volkswagen já avançaram em direção a veículos mais seguros, visando modelos 5 estrelas, a Fiat (FCA) ainda não alcançou mais de uma estrela nos protocolos de testes atuais”, declarou Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.
Posicionamento da Stellantis
Procurada pelo AUTOO, a Stellantis, responsável pela marca Fiat, emitiu a seguinte nota sobre o assunto: “a Stellantis afirma seu compromisso com a Segurança Veicular, desenvolvendo veículos seguros e alinhados com o segmento, além do investimento constante em tecnologias de Segurança Ativa e Passiva. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes“.
Fonte: autoo