Ter o carro alienado significa que ele é usado como garantia de um financiamento ou empréstimo. Com isso, os juros podem ser reduzidos, uma vez que a taxa de inadimplência tende a ser menor. Veja os detalhes.
Entenda o que significa ter um carro alienado
Ao comprar um veículo financiado, ou até mesmo pedir um empréstimo junto a uma instituição financeira é comum se deparar com o termo “alienação veicular”, ou “carro alienado”.
Porém, ele pode ser o causador de muita dúvida, afinal, o que significa ter um carro alienado? A resposta é mais simples do que parece, trata-se de uma modalidade de financiamento ou empréstimo onde o veículo é usado como garantia de pagamento.
VEJA TAMBÉM
Ou seja, em caso da contratação de um financiamento de automóvel, por exemplo, o carro pode ser usado como garantia do pagamento das parcelas. Nesse cenário, caso não haja a quitação mensal das dívidas em aberto, o banco pode reter o veículo para abater os débitos.
Há vantagens em contratar um financiamento com alienação veicular?
Ao contrário do que muitos imaginam, a alienação veicular pode sim trazer benefícios, como a redução dos juros, por exemplo.
Como o veículo é usado como garantia de quitação de dívida, a taxa de inadimplência tende a ser menor, o que acarreta em juros mais baixos no comparativo com empréstimos tradicionais e taxas de cartão de crédito, por exemplo.
Posse, compra e venda de carros alienados
Mesmo que o carro seja uma garantia de pagamento e esteja alienado junto ao banco, o comprador será o proprietário direto do automóvel. Ou seja, ele pode circular livremente, bem como é o responsável por todos os débitos e gastos do automóvel, seja com multas, impostos e possíveis manutenções.
Outro fator importante é que o carro só deixa de ser alienado quando a dívida do financiamento foi completamente quitada. Dessa forma, somente ao final do pagamento da última parcela que o carro deixará de estar vinculado ao banco ou qualquer outra instituição financeira.
Por fim, é possível comprar e vender carros alienados. Nesse sentido, caso o proprietário tenha adquirido o veículo através da modalidade, porém, quer vender antes do termino do financiamento, o novo proprietário será o novo dono da dívida.
Ou seja, o veículo poderá ser repassado ao modo que o novo dono será o responsável pelos pagamentos e também estará sujeito à retenção do automóvel caso haja inadimplência nos pagamentos seguintes.
O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui