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Nova parceria entre Rota e UFMT para criar Inteligência Artificial de monitoramento da BR-163

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A Nova Rota do Oeste e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) assinaram um convênio para desenvolver um sistema que usa Inteligência Artificial para modernizar a detecção de imperfeições no pavimento e sinalização da BR-163. O programa pretende ‘escanear’ a rodovia por meio de análise de imagens e identificar trincas e buracos na pista, além de vegetação alta, condições de drenagem ou placas e demais sinalizações que tenham sido avariadas, com objetivo de iniciar as obras e reparos com agilidade e proporcionar maior segurança viária. O sistema é uma inovação no Brasil e está em fase de testes e aperfeiçoamento.

O projeto utiliza a metodologia de Machine Learning, técnica que ensina computadores a identificar padrões por meio de análise de dados. O sistema poderá reconhecer automaticamente patologias na rodovia usando imagens registradas por câmeras de alta resolução 360º, Line Scan e perfilômetro a laser acopladas em uma van da Concessionária, adaptada exclusivamente para esse . Os resultados serão convertidos em alertas para que as equipes de conservação tomem as medidas necessárias de forma rápida para melhorar a BR-163.

Rheno Tormin, gerente de Pavimentação e Controle Tecnológico da Nova Rota, explica que atualmente as análises ão feitas pelas equipes de inspeção que fiscalizam a rodovia de forma manual, 24h por dia. “A nossa rodovia possui um intenso tráfego de veículos pesados, por isso estamos constantemente acompanhando e detectando a necessidade de melhorias na estrutura viária. Com o sistema em funcionamento vamos acelerar as obras de manutenção e sanar os problemas encontrados, gerando mais confiança para o trabalho de fiscalização da Concessionária. O ganho para a segurança viária é enorme”.

O professor de Engenharia da UFMT, Raoni Teixeira, é um dos responsáveis pelo estudo e elogiou a parceria com a empresa. “É um trabalho que a universidade vem tentando a fazer a algum tempo e agora com a Nova Rota temos os recursos para desenvolver”.

O projeto conta com engenheiros de Machine Learning da Concessionária, além de oito estudantes dos cursos de Engenharia de Computação e Ciência da Computação da UFMT, que atuam na execução dos algoritmos e no desenvolvimento do aprendizado do sistema.

“É um ecossistema onde todos saem ganhando. Empresa e universidade juntas solucionando problemas que farão a diferença na de quem usa a rodovia”, avalia Thiago Ventura, professor especialista em Inteligência Artificial do Instituto de Computação da UFMT.

Fonte: leiagora

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