Sophia @princesinhamt
Política

Gallo reforça que orçamento não está subestimado, cita queda de arrecadação e crise mundial

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O orçamento não está subestimado. Isso foi o que garantiu o secretário-chefe da Casa Civil Rogério Gallo e a equipe técnica da Fazenda, durante reunião na quarta-feira (26), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A peça prevê um orçamento R$ 30 bilhões para o próximo ano e deve passar sem grandes mudanças pela Casa de Leis.

Em reunião com o presidente da Casa, Eduardo Botelho (União), o líder do Governo Dilmar Dal Bosco (União) e o deputado Carlos Avallone (PSDB), Gallo explicou que o orçamento trata com prudência as perdas orçamentárias geradas pela queda de arrecadação do ICMS aprovada no Congresso em meados deste ano.

Só em setembro, por conta disto, a redução da receita com o ICMS chegou a 22,84% comparado ao mesmo período do ano anterior.

“Explicamos a eles que a projeção de receita está em linha com as perspectivas que temos para o ano seguinte, e também com os impactos que tivemos de leis aprovadas no Congresso Nacional, que desoneraram os combustíveis e a energia elétrica. Isso tem o potencial de causar um impacto grande. Já causou nos meses de agosto e setembro. Arrecadamos valores inferiores ao que foi no ano passado. E isso foi considerado para o ano que vem”, pontuou.

Além disto, conforme Gallo, existe grande preocupação do governo com a hipótese de uma crise econômica internacional, o que também deve gerar reflexos no Brasil.

“Além de um cenário de crise internacional, há um baixo crescimento nos EUA e Europa em função do rebote da pandemia e da Guerra da Rússia com a Ucrânia. Problema de inflação e juros altos lá, e baixo crescimento. Isso leva a menos investimentos. E isso pode causar algum impacto econômico no Brasil no ano de 2023″, finalizou.

Fonte: esportesenoticias

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.