Eleito repetidamente como o melhor destino para ecoturismo no Brasil pelo Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo, o município de Bonito faz, sem dúvidas, valer o seu nome. A cerca de 300 km de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul , a região é famosa pelas águas cristalinas de seus rios, como o Rio Sucuri e o Rio da Prata , que permitem a prática de flutuação em meio a uma variedade de peixes e plantas aquáticas.
Bonito também abriga impressionantes formações geológicas como a Gruta do Lago azul , um lago de águas azuis intensas pode ser visto na boca de uma caverna. As trilhas que levam a cachoeiras, como a Cachoeira Boca da Onça e a Estância Mimosa , também oferecem a oportunidade de explorar a mata nativa e se refrescar em piscinas naturais.
E, claro, a biodiversidade local é outro grande atrativo, com uma fauna imensa que inclui diversas espécies de aves, mamíferos e répteis, além de uma flora exuberante. Veja aqui um guia completo do destino.
Qual a melhor época para ir a Bonito?
Bonito tem uma temperatura média anual que varia entre 20°C e 31°C.
O período de setembro a abril é marcado por temperaturas mais altas e volume significativo de chuvas, que fazem com as cachoeiras e as nascentes estejam em sua capacidade máxima. A procura também costuma ser maior durante o verão, especialmente durante as férias escolares, nos meses de dezembro e janeiro, e o feriado do Carnaval.
Já no período de maio a agosto, o clima é mais ameno e há uma folga nas precipitações. Isso faz com que as águas dos rios fiquem menos turvas, oferecendo condições melhores para flutuação e mergulho com cilindro. Essa época também costuma ter preços mais baixos nas hospedagens. Maio a setembro é quando a Lagoa Misteriosa fica aberta para mergulhos, no restante do ano o acúmulo de algas impede a visibilidade.
O período mais seco do ano também é o mais propenso a grandes incêndios, especialmente na região vizinha do Pantanal . Embora os focos geralmente ocorram longe de Bonito , é fundamental estar atento às notícias e aos alertas meteorológicos para evitar possíveis transtornos durante sua viagem.
Para ficar atento…
Reservas antecipadas: devido à limitação do número de visitantes em muitas atrações, é aconselhável fazer reservas com antecedência, especialmente durante a alta temporada.
Veja um guia completo de Bonito
Resolva sua viagem aqui
-
Reserve hospedagem no Booking
-
Reserve seu voo
-
Reserve hospedagem no Airbnb
-
Ache um passeio na Civitatis
-
Alugue um carro
Fonte: odocumento