A primeira temporada de House of the Dragon (A Casa do Dragão) chegou ao seu capítulo final neste último domingo (23) na HBO, deixando muitas intrigas e conflitos para serem resolvidos na segunda temporada, que ainda não tem uma data de estreia anunciada, mas deve chegar somente em 2024.
E enquanto isso não acontece, os fãs podem passar o tempo procurando por easter eggs e referências escondidas nos 10 episódios lançados, já que há uma tonelada de histórias compartilhadas entre a série, os livros e a série original Game of Thrones.
E uma referência em especial diz respeito a uma certa e icônica adaga que apareceu em A Casa do Dragão e que vai aparecer novamente daqui a 150 anos no futuro. Por isso prepare o seu dragão e venha agora com Game On conferir mais detalhes dessa história.
A Adaga de Aço Valiriano
Em várias cenas de Viserys Targaryen é possível vê-lo manuseando uma adaga feita de aço valiriano (uma antiga e rara liga especial feita com feitiços e fogo de dragão), com um destaque especial no quarto episódio, quando o monarca revela detalhes das origens da arma para a sua filha Rhaenyra.
“Esta adaga pertenceu a Aegon, o Conquistador. Antes disso, era de Aenar. E antes disso… é difícil saber. Antes da morte de Aegon, o último dos piromantes valirianos escondeu sua canção no aço“, diz ele para a filha.
Aenar Targaryen, também conhecido como Aenar, o Exilado, foi um nobre da Casa Targaryen do Império Valiriano e pai de Daenys, a Sonhadora e Gaemon, o Glorioso. Tanto Aenar como Daenys tinham a habilidade de ter sonhos proféticos, isso em uma época em que a família Targaryen estava longe de ser a poderosa família em Westeros, cerca de 260 anos antes da guerra civil A Dança dos Dragões, que começa na segunda temporada de A Casa do Dragão.
Já Aegon Targaryen, o Conquistador, descendente de Aenar, é certamente o Targaryen mais importante dessa família, já que foi ele o primeiro rei no Trono de Ferro, que conquistou seis dos Sete Reinos (ele falhou em conquistar Dorne) e fundou a soberana dinastia Targaryen de Westeros. A cronologia de tempo em Westeros, inclusive, é contada em AC e DC, ou Anos Antes e Depois da Conquista de Aegon, sendo que A Dança dos Dragões acontece cerca de 129 DC.
Aegon conquistou Westeros não apenas por ambição, mas também devido a um sonho profético sobre a devastação do mundo por uma ameaça vinda do gélido Norte.
“Aegon previu o fim do mundo dos homens. Isso começou com um terrível inverno recaindo sobre o distante Norte. Aegon se deparou com uma escuridão absoluta ao cavalgar por esses ventos. E tudo o que habita dentro dele destruirá o mundo dos vivos“, revelou Viserys.
Viserys ainda conta que o mundo dos homens somente sobreviverá se um Targaryen, seja um rei ou uma rainha, estiver sentado no Trono de Ferro para unir todo o reino. Aegon nomeou esse sonho como “A Canção de Gelo e Fogo”, que é o mesmo nome da série de livros escrita por George R.R. Martin.
Antes de morrer, Aegon pediu para que o último piromante valiriano escondesse na lâmina da adaga a sua profecia, que pode ser lida colocando-a sobre as chamas: “Do meu sangue veio o príncipe que foi prometido. E dele será a Canção de Gelo e Fogo”.
Desde então esse segredo foi passado de geração em geração entre os reis Targaryens, finalmente chegando ao conhecimento de Rhaenyra em A Casa do Dragão.
A adaga também aparece em destaque quando a rainha Alicent Hightower tem um ataque de fúria ao saber da mutilação do olho de seu filho Aemond, arrancando a adaga de Viserys e empunhando-a para atacar o menino Lucerys, causador da ferida. Rhaenyra intervém e luta com Alicent para proteger o filho, mas acaba com o braço ferido pela adaga.
No episódio 9 de A Casa do Dragão é mostrado que a caminho da coroação de Aegon II, Alicent presenteia o filho com a adaga, que a segura e a examina cuidadosamente. Agora qual será o destino dessa lâmina, só a segunda temporada vai responder.
A Adaga em Game of Thrones
Após cerca de 150 anos desses eventos, a adaga vai aparecer novamente (e pela primeira vez) na primeira temporada de Game of Thrones, quando foi empunhada por um assassino que tentou matar Bran Stark – mas foi impedido pela mãe do menino, Catelyn Stark, que sofreu vários cortes na mão enquanto o protegia.
As origens da adaga e quem enviou o assassino geram novas narrativas importantes dentro da série, como a prisão de Tyrion Lannister e o início dos conflitos entre Starks e Lannisters, que eventualmente se tornam a Guerra dos Cinco Reis após a morte de Robert Baratheon e Ned Stark.
A adaga é vista novamente apenas na sétima temporada, quando Mindinho a apresenta a Bran em Winterfell, e posteriormente a entrega a sua irmã Arya Stark. Fica implícito que Mindinho era o dono da adaga e a pessoa quem mandou o assassino, e não Tyrion. Mindinho acaba encontrando o seu fim nas mãos de Arya, que usa a própria adaga para executá-lo.
Arya continua a empunhar a adaga pelo resto da série e é ela quem salva toda Westeros ao apunhalar e derrotar o Rei da Noite – era sabido que apenas o aço valiriano e o vidro de dragão eram as únicas coisas que poderiam ferir os Caminhantes Brancos.
No episódio final de Game of Thrones, Arya pode ser vista usando a adaga em seu cinto, enquanto parte em uma jornada para desbravar o oeste de Westeros, uma região bem pouca conhecida onde pessoas que foram para lá desaparecem misteriosamente.
Príncipe ou princesa prometida?
O sonho profético de Aegon se refere aos zumbis Caminhantes Brancos, a grande ameaça que surge em Game of Thrones e que pode causar a aniquilação de todos os seres vivos em Westeros.
Na série é revelado que os últimos descendentes dos Targaryen são Jon Snow e Daenerys, que acabam se tornando Rei do Norte e Rainha de Westeros antes de unir um exército para derrotar os Caminhantes Brancos, concluindo assim a profecia de A Casa do Dragão, que se tornou realidade séculos depois.
Apesar de nenhum dos dois serem os responsáveis diretos pela eliminação do Rei da Noite, foi graças aos esforços de ambos que abriram o caminho para que Arya pudesse cumprir a tarefa, apesar dela não ser uma Targaryen.
A profecia e os escritos na adaga falam de um Príncipe Prometido, mas Game of Thrones não deu uma resposta clara de quem poderia ser, se Jon Snow ou Daenerys Targaryen – a palavra em Alto Valiriano usada para “príncipe” é na verdade neutra em termos de gênero, podendo significar tambem “Princesa Prometida”, como revelado pela bruxa Melisandre, a Mulher Vermelha.
Mas quem sabe agora em A Casa do Dragão, esse mistério seja finalmente esclarecido.
Os dez episódios da primeira temporada de A Casa do Dragão estão disponíveis no HBO Max. Ansioso para a segunda temporada? Deixe o seu comentário em nosso canal no Discord.
Fonte: terra.com.br/gameon