O candidato à Prefeitura de São Luís (MA) Hildelis Duarte Júnior (PSB) vai ter o apoio de duas siglas rivais: o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Liberal (PL). Aluno do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (), o hoje deputado pertence à sigla do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
Ao portal g1, o candidato disse que as alianças entre os dois partidos “estão confirmadíssimas”. “Está tudo certo, tivemos a convenção, foi muito bonita”, afirmou. “Colocamos na mesma foto tanto o presidente estadual do PT quanto o do PL, unidos em nossa frente ampla em prol da cidade.”
Apesar da união dos dois partidos, Duarte Jr. afirmou que espera receber o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele disse que rejeita o ex-presidente Jair Bolsonaro. “Não representa aquilo que a gente quer para a cidade”, enfatizou.
Francimar Melo, presidente estadual do PT no Maranhão, afirmou ao g1 que as normas do partido não proíbem a união com nenhuma legenda.
“Como a gente tem uma relação muito boa com a direção do partido [PL] aqui do Estado, diferentemente de outros, vemos que há uma possibilidade real de unificar em torno de tirar São Luís dessa má gestão e de se alinhar em torno do projeto do PSB”, afirmou.
As duas legendas vão se unir somente no Maranhão. Nos outros Estados, continuarão sendo oposição. Os dois partidos são os donos das maiores fatias do Fundo Eleitoral de 2024 (R$ 887 milhões para o PL e R$ 620 milhões para o PT).
Duarte Jr. é a “herança” de Dino no Maranhão. O ex-governador do Estado deixou a política e agora é ministro na mais alta Corte do país.
O candidato à Prefeitura de São Luís entrou para a política pelas mãos de Dino. Ambos se conheceram na Universidade Federal do Maranhão. Duarte Jr foi aluno do agora ministro no curso de Direito.
Eleito governador do Maranhão em 2014, Dino chamou seu ex-aluno para assumir a Presidência do Procon. Em 2018, quando concorreu à reeleição, incentivou Duarte Jr. a tentar uma vaga na Assembleia Legislativa, e assim o fez. À época, ele foi eleito pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), de Dino.
Fonte: revistaoeste