Sophia @princesinhamt
Notícias

Prefeito de Livramento proíbe uso de água em piscinas e lavagem de carros: saiba mais sobre a nova regulamentação!

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Christinny dos Santos

Única News

O município de Nossa Senhora do Livramento (38 km de Cuiabá) decretou situação de emergência hídrica e proibiu a população de substituir água de piscinas, lacar carros, fachadas de casas ou comércios e mais. O decreto é válido pelo período de 180 dias ou até que se restabeleça a normalidade de abastecimento de água.

A normativa foi assinada pelo prefeito Silmar de Souza Gonçalves e publicado no Diário Oficial dos Municípios na segunda-feira (12).

Nossa Senhora do Livramento está sofrendo um período de seca histórica. A redução do período chuvoso e, por consequência, o exaurimento hídrico, o nível das águas que abastecem o município encontra-se muito baixo e vem causando danos no setor da agricultura, agricultura familiar, agropecuária, bem como nas propriedades rurais em geral.

Considerando que uma das principais medidas preventivas recomendadas para evitar a falta de água é evitar o desperdício, a prefeitura determinou a proibição da “a utilização de água fornecida pelo Município para abastecimento e substituição de água de piscinas, lavagem de fachadas, calçadas, pisos, muros e veículos com o uso de mangueiras, até que se restabeleça a normalidade de abastecimento de água”.

O estado atingiu em julho o maior número de focos de calor desde 2018. Foram 2.472 alertas até agora. Um aumento de 70,13% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Instituto Centro de Vida (ICV).

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) monitora incêndios na Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, entre Aripuanã e Colniza; Fazenda Floresta VII, em Apiacás; na Fazenda Guanabara e Vale Verde, em Marcelândia; na Fazenda Coroados do Norte II, em Paranaíta; na Fazenda Bauru, em Colniza; no Parque Estadual Cristalino e na Fazenda Conquista, em Novo Mundo; na Fazenda Bonanza, em Cláudia; no Boeing Beneficiamento de Madeiras, em Vera; em Santo Antônio 1B, em Tapurah; na Fazenda São Longuinho, em Nova Ubiratã; nas Fazendas São Paulo e Três Formigas, em Tabaporã; na Fazenda Tauá, em Nova Mutum; na Fazenda Maika, em União do Sul; no Sitio Bom Descanso, em Sinop; na Fazenda Garcias, em Nova Bandeirantes; em Santa Carmem, Cocalinho e Nossa Senhora do Livramento.

A estiagem severa e a baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas e o Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo. A qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.