Dentro de aproximadamente 90 dias, o programa Celular Seguro deve ter um novo procoloco que possibilitará a recuperação de aparelhos furtados ou roubados. Quando o sistema começar a funcionar, as vítimas desse tipo de crime poderão bloquear seus aparelhos total ou parcialmente.
O modo de recuperação do aparelho vai funcionar para quem escolher bloquear parcialmente o celular roubado. Neste caso, apenas alguns aplicativos e o chip não poderão ser acessados pelo bandido.
Além disso, toda vez que um novo chip for inserido no aparelho, as autoridades serão notificadas. É nesse momento que forças de segurança entrarão em ação para localizar e resgatar o celular roubado.
O protocolo de recuperação prevê um sistema para que quem vai comprar um celular consiga verificar a procedência do aparelho. Para isso, será ncessário acessa uma base de dados nacional de boletins de ocorrência.
Segundo informações do portal Mobile Time, o governo federal trabalha em parceria com o Governo do Tocantins para desenvolver o protocolo de segurança unificada. O Tocantins foi o Estado pioneiro nesse tipo de ação de segurança e tem tido bons resultados com a medida.
Outros 10 Estados já assinaram o acordo para implementar as novas medidas do protocolo. São eles:
- Acre
- Alagoas
- Amazonas
- Amapá
- Bahia
- Tocantins
- Rondônia
- Rio grande do Norte
- Sergipe
Os demais Estados do país devem implementar o sistema quando o período de testes terminar.
Fonte: olivre.com.br