O clássico Ford Fiesta é um projeto mundial da montadora, que atende todos os mercados. Produzido desde 1976, o modelo alcançou o número de mais de 16 milhões de unidades comercializadas, sendo o terceiro maior sucesso de vendas da Ford, atrás do Ecosport e do F-Series.
Já em sua sétima geração e em declínio claro no número de vendas nos últimos anos, o carro que já havia sido tirado de linha na América do Sul em 2019, terá o mesmo destino que outros carros queridinhos do brasileiro e terá seu fim de fabricação em escala mundial em 2023, segundo informações do tablóide The Sun.
Intenção da Ford de tornar sua frota 100% elétrica é um dos motivos para descontinuação do modelo
Por mais que ainda esteja em produção na Europa e tenha ganhado até mesmo uma versão híbrida produzida na cidade alemã de Colônia, a montadora estadunidense pretende montar seus carros elétricos utilizando a plataforma MEB da Volkswagen, impossibilitando a continuidade do Fiesta.
Em comunicado, a Ford não comentou claramente sobre a descontinuidade de um dos seus modelos chave, mas expressou claramente seu desejo de transformar a sua frota em 100% elétrica, e com isso a revisão de seu portfólio atual — o que impacta não só o Fiesta, mas também o Focus, outro modelo histórico da Ford.
“Estamos acelerando nossos esforços para ser totalmente elétricos e, assim, rever nosso portfólio de veículos de acordo com nossa estratégia de negócios. Não iremos comentar sobre especulações e iremos divulgar mais informações nos próximos meses.”
Ford Fiesta no Brasil
Já com um sucesso europeu, e em sua terceira geração, o Ford Fiesta chegou ao Brasil em 1995. Vindo importado da Espanha, o modelo já chegou em território nacional sofrendo uma reformulação ampla em seu design.
O sucesso do modelo por aqui foi tanto, que a Ford em 2002 projetou uma geração inteiramente nova para o Fiesta nacional, com o surgimento da fábrica da montadora em Camaçari-BA. Em 2013, o veículo voltou a ser feito em São Bernardo do Campo-SP.
Por conta das baixas vendas, em 2019 o Fiesta foi descontinuado do Brasil. Além deste o motivo, o fato da Ford ter encerrado a atuação em mercado brasileiro, fechando suas fábricas e passando a atuar só como importadora, também corroborou para o declínio do Fiesta.
O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Fonte: garagem360.com.br