Nos dias seis, sete e nove de agosto, o Sesc Arsenal será palco do Projeto “Territórios de Memórias e Patrimônio”, evento dedicado à valorização das referências culturais de Mato Grosso. A programação inclui uma série de atividades que celebram a cultura local e promovem discussões sobre a preservação do patrimônio material e imaterial, além de disseminar conhecimento e apoiar a pesquisa. A entrada é gratuita.
A primeira apresentação será no dia seis de agosto, com Thomas do Rasqueado e Banda, a partir das 18h30, em um show com muita música regional, misturando instrumentos típicos da cultura popular mato-grossense, como a viola de cocho, mocho e ganzá, com instrumentos modernos, e ritmos regionais com música popular brasileira.
Logo após, será a vez da Associação Cultural Flor do Campo, que irá apresentar o espetáculo “Raízes Ancestrais”, animando o público com o Siriri, dança típica regional, e muita música. A apresentação terá início às 20h30, no Palco do Jardim.
Já no dia sete de agosto, quarta-feira, o público poderá apreciar, a partir das 17 horas, a performance criativa do artista plástico Victor Hugo dos Santos, além do espetáculo do Grupo Folclórico Flor Ribeirinha, da Comunidade São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, tetra campeão mundial de dança folclórica.
Em seguida, haverá shows de Thales de Paiva e banda, Pamella Viola e Karoline, e de Pescuma, Henrique e Claudinho. Tudo isso no palco do Jardim do Arsenal.
O público também poderá acompanhar, a partir das 19 horas, no Cinema Arsenal, a palestra “Patrimônio Cultural: formação interdisciplinar para educadores”, que será conduzida pelo Coletivo Atlas Cuiabano, com Maria Bárbara Thame Guimarães, arquiteta e urbanista, mestre em Preservação do Patrimônio Cultural, e Ana Vittori Frigeri, arquiteta e urbanista, mestre em Estudos da Cultura Contemporânea.
No último dia de evento, nove de agosto (sexta-feira), a partir das 18 horas, haverá a apresentação musical “Tropical do Mato”, com Cris Chaves e banda, no palco do Jardim do Arsenal. E, no Laboratório da Palavra, será realizado o debate “Patrimônio Cultural de Mato Grosso: desafios da preservação”, a partir das 19 horas, também com o coletivo Atlas Cuiabano.
Confira a programação:
06/08 (Terça-Feira)
18h30 – Apresentação de Música – Thomas do Rasqueado e Banda
20h30 – Apresentação de Dança – Espetáculo Raízes Ancestrais
07/08 (Quarta-Feira)
A partir das 17h00 – Performance Artística – Victor Hugo dos Santos
17h – Apresentação de Dança – Flor Ribeirinha
17h20 – Apresentação de Música – Thales de Paiva e Banda
18h10 – Apresentação de Música – Pamella Viola e Karoline
19h – Palestra – Patrimônio Cultural: formação interdisciplinar para educadores
19h10 – Apresentação de Música – Pescuma, Henrique e Claudinho
20h – Show de Encerramento – Pamella Viola e Karoline
09/08 (Sexta-Feira)
18h – Apresentação de Música – Show Tropical do Mato com Cris Chaves e banda
19h – Debate – Patrimônio cultural de Mato Grosso: desafios da preservação
Sobre o Sesc-MT
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso. Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Fonte: matogrossodigital