Sophia @princesinhamt
Mundo

Brasil remove bandeira da Embaixada da Argentina após atender pedido de Maduro

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O retirou a bandeira brasileira que estava hasteada na Embaixada da Argentina, em , da Venezuela. A ação atende a um pedido do governo do ditador Nicolás Maduro. Desde a expulsão dos diplomatas argentinos, a embaixada do país está sob a responsabilidade da diplomacia brasileira.

O Brasil aceitou cuidar das embaixadas argentina e peruana na Venezuela. A diplomacia brasileira mantém o contato com o governo venezuelano e se posiciona como um dos principais intermediários nas negociações diplomáticas. Segundo o governo Luiz Inácio Lula da Silva, a retirada da bandeira foi uma medida para evitar tensões excessivas.

Seis opositores políticos venezuelanos estão abrigados na embaixada argentina, sob a proteção do governo de Javier Milei. Embora, pela Convenção de Asilo Diplomático, tivessem o direito de deixar o país com os diplomatas que os protegiam, a Venezuela impediu essa saída.

Países negociam com Venezuela

Brasil, México e Colômbia, principais países envolvidos nas negociações com a Venezuela, consideram enviar seus chanceleres a Caracas para dialogar com o regime de Maduro e com Edmundo González, candidato da oposição que afirma estar “resguardado”.

Outra opção seria uma videochamada entre os chanceleres ou até mesmo entre os presidentes Lula, Gustavo Petro (Colômbia) e Andrés Manuel López Obrador (México) com o ditador ou outro membro do alto escalão venezuelano.

YouTube video

O governo do Brasil reiterou o pedido de divulgação das atas eleitorais das eleições presidenciais venezuelanas, uma prática usual no eleitoral do país, mas que não ocorreu nesta .

Maduro, proclamado reeleito mesmo sem divulgar as atas, elogiou Lula e os presidentes do México e da Colômbia. Para ele, o comunicado conjunto dos três países governados por esquerdistas é “muito bom”.

O Conselho Nacional Eleitoral venezuelano aumentou a de votos para 97% e reafirmou a vitória de Maduro.

A Argentina é atualmente um dos principais focos de conflito do regime de Maduro na região. O ditador venezuelano frequentemente xinga Milei, chamando-o de representante do fascismo e da extrema direita, enquanto o argentino mantém suas críticas a Maduro.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.