Sophia @princesinhamt
Lifestyle

Pico de chuvas de meteoros: espetáculo celeste até 31 de agosto

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Pico de duas chuvas de meteoros deve ocorrer até dia 31; espetáculo no céu
Até o dia 31, há previsão de chuvas simultâneas de meteoros. Um show! Foto: Nasa
Até o dia 31, há previsão de chuvas simultâneas de meteoros. Um show! Foto: Nasa

Tem espetáculo no céu esta semana…e raro! Com um pico quase simultâneo, haverá duas chuvas de meteoros praticamente ao mesmo tempo até o dia 31. Serão as Alfa Capricornídeas e as Delta Aquáridas do Sul. Essa simultaneidade é considerada incomum. Detalhe: o melhor momento para admirar o céu é de madrugada.

Para nossa sorte, do Hemisfério Sul, será o melhor local para admirar o céu e o espetáculo provocado pelo brilho extraordinário. Durante o pico das Delta Aquáridas do Sul, são esperados de 20 a 25 meteoros por hora.

O ideal para observá-los é escolher lugares sem luminosidade artificial nem poluição. A chuva dos Alfa Capricornídeas é menos frequente, conhecia por produzir espécies de bolas de fogo brilhantes, com pedaços de meteoros maiores que criam exibições.

Hemisfério Sul

Segundo especialistas, os melhores horários são de 2h a 4h da manhã.

Já a chuva de Perseidas, uma das mais esperadas, deverá seu pico entre os dias 12 e 13 de agosto. A expectativa é que surjam 100 meteoros por hora.

Por que ocorre

Há chuva de meteoro quando a Terra passa pelos detritos deixados pelos cometas. Esses detritos entram na atmosfera da Terra, queimam-se, criando a chuva de meteoros.

A Terra vai interceptar as trajetórias do cometa 96P/Machholz, que provoca o pico das Delta Aquáridas do Sul de 29 a 30 de julho, e do cometa 169P/NEAT, responsável pelo pico das Alfa Capricórnias de 30 a 31 de julho.

Leia mais notícia boa

Pico da chuva de meteoros 

De acordo com especialistas, são mais de 900 chuvas de meteoros por ano.

Porém, os maiores eventos são as Perseidas ou as Geminídeas, que podem exibir mais de 100 meteoros por hora.

Essas chuvas de meteoros ocorrem nos intervalos regulares em decorrência de suas órbitas previsíveis em torno do Sol.

Variações a cada ano

A intensidade da chuva de meteoro varia conforme a altura em que os cometas libertam os seus detritos e da duração da sua permanência no espaço.

É importante saber exatamente quando ocorre uma chuva de meteoros para que, por exemplo, as missões ao espaço sejam enviadas com tranquilidade, segundo a Zapaeiou.

Pico simultâneo de duas chuvas de meteoros vai até dia 31. Um verdadeiro espetáculo no céu. Foto: Nasa

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Fábio Neves

Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo