Artesãos de Mato Grosso do Sul já podem se inscrever seletiva à exposição na Casa da Cultura. A Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) abriu nesta segunda-feira (29) a oportunidade para que os profissionais participem da seleção para exposição de obras no Espaço de Referência do Artesanato.
De acordo com a pasta, o objetivo é valorizar o artesanato regional como uma expressão cultural que reflete a identidade de Campo Grande.
Segundo o cronograma programado pela Secretaria de Cultura e Turismo, as próximas etapas serão: análise técnica das obras (06/08/2024 a 08/08/2024) e a convocação dos artesãos selecionados, no dia 12 de agosto.
“A Comissão de Curadoria será responsável por contatar os artesãos selecionados, bem como terá plena autonomia para organizar o espaço reservado às obras/artesanatos, além de ser competente para dirimir eventuais dúvidas acerca deste Regulamento”, detalha em nota.
No documento publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), a Sectur destaca que a seleção das obras será realizada por um Comissão de Curadoria, que é formada por dois servidores e um membro da comunidade civil.
“Os artesãos selecionados deverão comparecer à Sectur em dia e horário designados para assinarem documento de Compromisso Legal de autorização para exposição de suas obras e cumprimento das determinações cabíveis”.
O termo de regulamentação foi publicado no último sábado (26) com os critérios de seleção. As inscrições ficam abertas até o dia 5 de agosto, com formulário disponível no site oficial da Sectur e da Prefeitura Municipal de Campo Grande.
Exigência para artesões interessados
Os artesãos interessados deverão ser maiores de 18 anos; as obras deverão privilegiar o uso de matérias-primas locais e de temas regionais; interessados deverão preencher o formulário disponibilizado pela Sectur e onde deverão, obrigatoriamente, submeter as seguintes documentações:
- Nome Completo;
- Documento pessoal (CPF, RG ou CNH);
- Comprovante de endereço completo ou declaração de próprio punho;
- Número do SICAB (Carteira do Artesão);
- Nome e fotos da peça que pretende expor, incluindo as medidas e materiais utilizados para a confecção;
- Texto explicando o conceito da obra/artesanato, descrevendo qual a matéria-prima utilizada na confecção, a intenção e o efeito/impacto objetivado pelo artesão;
Fonte: primeirapagina