Um dos melhores jogos de 2021, Resident Evil Village trouxe vários personagens e cenários marcantes, tornando-se rapidamente um dos pontos altos da tradicional série de survival horror da Capcom.
Com a Winter’s Expansion, a produtora japonesa promove um retorno ao vilarejo assombrado através de Sombras de Rose, uma expansão protagonizada pela jovem Rose Winters – quem terminou o game original, viu Rose já adolescente, paranormal e envolvida com as organizações secretas da franquia. É esta jovem que pisa novamente no Castelo Dimitrescu, em busca de respostas sobre seu passado e de zumbis mofados para detonar.
Assim como Village, a expansão pende mais para a ação do que para o horror e com certeza vai agradar quem curtiu o game de 2021: há vários puzzles para resolver, pistas para encontrar e muito combate contra mofados. Quem esperava por uma dose maior de terror, por outro lado, vai sair decepcionado – mas isso não quer dizer que não há uma boa cota de sustos, até porque Rose não conta com uma escopeta para lidar com os inimigos. Há um trecho que lembra os episódios mais tensos de Doctor Who, com manequins assassinos dos quais Rose só pode tentar se esquivar.
Ótima aventura que poderia ser mais longa
Os inimigos, por sinal, são bem grotescos e a aventura rolar em terceira pessoa (outra adição importante da Winter’s Expansion) aumenta a tensão ao explorar áreas, pois sempre fica aquela sensação de que tem alguma coisa vindo por trás da personagem. Como é uma aventura curtinha, que pode ser terminada em poucas horas, não dá ptempo para explorar muito o castelo nem aprofundar mais a história da mocinha. Uma pena! Por outro lado, há poucos respiros, já que Rose nunca fica parada muito tempo em algum lugar antes de dar de cara com alguma batalha de chefe, inclusive um rosto bem cohecido dos jogadores de Village.
Para enfrentar seus inimigos sinistros, Rose conta com poderes paranormais, controlando o Mofo para manter os mofados afastados por algum tempo – mas é preciso consumir um novo tipo de erva para recarregar a habilidade. Embora o castelo seja ainda mais sombrio, os poderes garantem que Rose nunca esteja totalmente indefesa.
Sombras de Rose segue fiel ao jogo do qual é derivada: um Resident Evil mais orientado para a ação, mas que ao mesmo tempo capricha nos quebra-cabeças e na ambientação. Vale muito para quem terminou o último Resident Evil e ficou com um gostinho de “quero mais”.
Resident Evil Village: Sombras de Rose está disponível como parte da Winter’s Expansion, que chega em 28 de outubro para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.
*Esta análise foi feita no PS5, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Capcom.