A Renault começa a vender a nova geração do Duster na Turquia com as mesmas linhas da versão com a marca Dacia. O carro evoluiu bastante na comparação com geração anterior, que é vendida atualmente no Brasil, onde recebeu retoques no visual, entre outras atualizações, em abril.
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Desta nova geração do Duster, o mercado brasileiro deverá ter apenas a nova plataforma, a msma do crossover Kardian, assim como uma série de outros componentes, mas por aqui a Renault deverá optar por vender um novo utilitário esportivo, hibrido leve, com ares de cupê, assim com é o Arkana, vendido em outros mercados.
O SUV mede 4,34 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,66 m de altura, sendo 14 cm mais longo que a geração anterior. O novo Duster utiliza a arquitetura CMF-B, a mesma do Kardian que chega ao Brasil em março de 2024. Segundo a fabricante, a nova base traz melhorias na qualidade de condução e conforto, ao mesmo tempo que é compatível com motorizações híbridas.
Interior tem componentes do Kardian
No interior, o novo Duster conta com cluster digital de 7 polegadas e tela da central multimídia 10,1 polegadas. Quanto ao espaço interno, o novo Duster oferece 30 mm de espaço extra para as pernas traseiras e maior largura interna dianteira. O porta-malas tem abertura mais ampla e piso mais baixo, com capacidade de 472 litros representando um aumento de 6% em relação ao Duster anterior.
A versão mais potente do Duster é o Hybrid 140, com um sistema híbrido autocarregável que produz 138 cv combinados . Na Europa, o carro terá motor de quatro cilindros de 1,6 litroaspirado e o 1,2 litro turbinado, com sistema híbrido leve de 48 V. No Brasil, entre as opções de motorização, pode-se esperar pelo 1.0 turboflex do Kardian, acoplaco à caixa automatizada, de dupla embreagem e seis marchas.
A versão 4×4 opcional tem cinco modos de condução selecionáveis (Auto, Neve, Lama/Areia, Off-Road e Eco) e uma distância ao solo de 217 mm .A versão mais bem equipada pode vir com rodas de aro 18 polegadas, faróis de neblina, ar-condicionado digital, carregador de celular por indução, sistema de som Arkamys 3D de 6 alto-falantes.
Há também sistema de frenagem automática de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de velocidade, assistência de estacionamento traseir,, aviso de saída de faixa, sensor de fadiga, faróis automáticos, entre outros itens.
O preço do novo Duster na Turquia parte do equivalente a R$ 214 mil numa conversão simples. Na Europa, o novo Duster será produzido na fábrica de Pitesti, na Roménia. No Brasil, o carro apenas servirá de base para outro SUV com ares de cupê, que deverá chegar no ano que vem.
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Fonte: autoo