Se você é do time que vive de dieta e não quer aqueles quilinhos indesejados de jeito nenhum, já se deparou com questionamentos sobre a batata inglesa e o seu “poder” na dieta. O que muitas pessoas não sabem é que esse tubérculo é tão saudável na dieta, quanto a batata doce.
O Primeira Página conversou com a nutricionista Ellen Zilio, que explicou esse mito em torno da batata e a sua relação na dieta.
“Para começar, é importante deixar claro que a batata inglesa não é a vilã da dieta, ela é vítima de mitos, assim como os carboidratos em geral. A composição dela e da batata doce são muito parecidas” afirma.
Confira a diferença, apontada pela profissional em relação aos dois tubérculos, conforme a tabela de composição dos alimentos
100g de batata doce cozida
- 18,4 g de carboidratos
- 0,6 g de proteínas
- 0,1 g de gorduras
- 2,2 g de fibras
- 77 kcal
100g de batata inglesa
- 11,9 g de carboidratos
- 1,2 g de proteína e traços de gordura
- 1,3 g de fibras
- 52 kcal
Na prática, esse índice glicêmico é o que mais importa, visto que por conter menos fibras, a batata inglesa chega mais rápido no sangue, com seu carboidrato e açúcar, embora tenha baixa carga glicêmica.
“É por esse motivo que a batata inglesa pode ser uma aliada no emagrecimento, assim como a batata doce. Podemos inserir na direta em forma de purê, cozida, assada e até fritas, desde que seja sem óleo. Ela está no mesmo grupo do arroz, da mandioca, do macarrão, então nessa questão de carboidrato um substitui o outro”, finaliza.
Fonte: primeirapagina