A rua São Cristóvão, que conecta as avenidas Beira Rio e Carmindo de Campos, recebe novo nome a partir de hoje: Rua Gilson Gonçalo de Arruda. A solenidade de descerramento de placa ocorreu na manhã desta sexta (19) no local, com a presença do prefeito Emanuel Pinheiro e várias autoridades e representantes do setor produtivo cuiabano.
A mudança de nome da rua é uma forma de homenagear a trajetória de Gilson de Arruda, engenheiro agrônomo e produtor rural. Foi um dos fundadores tanto do Sindicato Rural de Poconé como da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat). Além da atuação como empresário do setor de construção civil, Gilson fez história no agro da baixada cuiabana, tendo uma ligação forte com a Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro).
“O dr. Gilson sempre ‘brigava’ para que a nossa exposição fosse uma feira de preços populares, que a Expoagro tivesse a população mais carente aqui dentro. E a gente está trabalhando nisso”, revelou Celso Nogueira, presidente do Sindicato Rural de Cuiabá – organizador da 56ª Expoagro. Neste ano, nove dos 11 dias do evento têm entrada gratuita.
Na gestão de Gilson de Arruda, a Expoagro foi internacionalizada, recebendo representantes do Paraguai, da Argentina, da Bolívia. Mas sua principal contribuição foi a manutenção definitiva do parque de exposições sob responsabilidade da Acrimat, sendo em seguida transferido para o Sindicato Rural de Cuiabá.
A influência de Gilson não se limitou à Expoagro. A viúva, Maria Mazarello Figueiredo Arruda, lembra da série de ‘Marchas do Cavalo Pantaneiro’ que o produtor rural organizava, ainda pela Acrimat, entre Poconé e Campo Grande, ou de Poconé à Goiânia. “O objetivo era mostrar a rusticidade, a força e a tenacidade do nosso cavalo pantaneiro”, lembra ela. “A maior parte da sua vida ele sempre dedicou à pecuária. Ficava feliz ao estar no campo ou aqui neste parque”, relembrou a viúva.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, atestou a importância histórica de Gilson de Arruda para a pecuária cuiabana. “Gilson Arruda é um desses nomes aparentemente desconhecidos do grande público. Mas a história do agronegócio da nossa região, especialmente do ramo da pecuária de corte, nós devemos a homens como Gilson Arruda. Por isso, uma homenagem como esta é um dever da cuiabania, é um dever de todos que vivem, moram e amam Cuiabá”.
Fonte: sindruralcuiaba