A A.P. Moeller-Maersk informou, nesta quarta-feira, 17, que a interrupção de suas operaçÔes de transporte de contĂȘineres devido aos ataques no Mar Vermelho se expandiu, com sua rede marĂtima totalmente afetada no momento.
O diretor-presidente da Maersk, Vincent Clerc, afirmou que todos os navios da empresa com permissão para navegar, assim como todos os navios previamente subutilizados, estão agora sendo redirecionados para tentar preencher vazios nas operaçÔes de transporte. Contudo, o executivo avisou que ainda assim dificilmente a frota serå capaz de atender à demanda nos próximos meses.
âO impacto em cascata dessas interrupçÔes se estende alĂ©m das rotas primĂĄrias afetadas, causando congestionamento em rotas alternativas e centros de transbordo essenciais para o comĂ©rcio com o Extremo Oriente da Ăsia, Ăsia Central Ocidental e â, afirmou a empresa.
Portos em toda a Ăsia â incluindo Singapura, AustrĂĄlia e Xangai â estĂŁo sofrendo atrasos Ă medida que os navios mudam de rota e os cronogramas sĂŁo interrompidos, causados pelos efeitos em cascata do Mar Vermelho, apontou a Maersk. A temporada de tufĂ”es que se aproxima tambĂ©m deve afetar ĂĄreas da China, criando mais riscos de congestionamento, acrescentou.
Maersk aborda demanda para exportação

A empresa disse que a demanda estĂĄ sendo impulsionada pelas fortes exportaçÔes asiĂĄticas para a AmĂ©rica do Norte e a Europa, acrescentando que estĂĄ se preparando para interrupçÔes contĂnuas, concentrando-se em ajustes de rede, garantindo contĂȘineres adicionais e explorando mais aprimoramentos de capacidade.
As operadoras de contĂȘineres foram forçadas a enviar suas embarcaçÔes para rotas mais longas e mais caras ao redor do , no sul da Ăfrica, para evitar o Mar Vermelho. Isso ocorre depois que o começou a atacar embarcaçÔes comerciais no fim do ano passado, criando uma escassez de embarcaçÔes, apesar da forte demanda contĂnua.
Revista , com informaçÔes da AgĂȘncia Estado e da Dow Jones Newswires
Fonte: revistaoeste