Saiu o top 10 das melhores praias do mundo e o Brasil emplacou 5 destinos entre os 10 primeiros. Tá pouco?
O levantamento anual foi realizado pelo Centro Internacional de Treinamento para Gestão e Certificação de Praias (CIF-PLAYAS). Ao todo, foram avaliados mais de 123 praias em três continentes.
A brasileira mais bem classificada foi a Praia de Itaúna, em Saquarema, no Rio de Janeiro, com 0,943 pontos. O local é conhecido pela água cristalina e areia bem fininha. Saquarema também é sede de diversos torneios de surfe, por conta das ondas gigantes. E tem outras lindas na lista.
O ranking
O órgão internacional avaliou praias na Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Nova Zelândia, Peru, Porto Rico, Espanha e Venezuela para chegar à lista final.
Segundo a organização, o ranking é uma fonte de informação para turistas sobre a qualidade dos destinos.
A equipe de avaliadores é formada por 46 pessoas, entre eles estão cenógrafos, engenheiros, químicos, educadores e geógrafos.
Leia mais notícia boa
Brasil fez bonito
De praia o Brasil entende e mostrou isso na lista! Metade do ranking é brasileiro, minha gente.
Veja o top 10 das melhores praias do mundo:
- Varadero (Cuba): em primeiro lugar, com 0,951 pontos ficou Varadero, em Cuba. Ligada ao Hotel Meliá Las Antillas, a praia é aberta, tem areia bem fininha, uma água transparente e é muito bem conservada.
- Praia de Itaúna (Rio de Janeiro): a praia de Itaúna tem, ao seu entorno, diversos restaurantes, sorveterias, delegacia de polícia, hospital, bares e até mesmo lojas de souvenirs. O local fica a 2,5 km do centro da cidade e é acessível de carro, bicicleta e ônibus. O destino marcou 0,943 pontos.
- Varadero Histórico (Cuba): fora do circuito de hotéis modernos, Varadero Histórico é a “porção turística” da praia, segundo o ranking. Muito conversada, o local conta com uma boa estrutura de serviços e está sempre cheio. Varadero Histórico marcou 0,937 pontos.
- Playa Varadero (Cuba): a Varadero Internacional fica em frente ao tradicional Hotel Meliá Internacional. As águas são cristalinas e junto com a estrutura do hotel, você tem um local perfeito. Playa Varadero Internacional ficou em 4° lugar 0,928.
- Ponta de Nossa Senhora (Salvador): outra praia com águas cristalinas é a Ponta de Nossa Senhora, em Salvador. Banhada pela Baía de Todos os Santos, a água é quente e fica em 28º na maior parte do tempo. Que delícia!
- Grumari (Rio de Janeiro): Grumari foi outra praia brasileira a aparecer no ranking. òtima para surfistas, Grumari tem uma lagoa na faixa de areia, além de falésias rochosas que ficam lindas para uma foto. A praia marcou 0,906 pontos no total.
- La Estrella (Cuba): mais uma praia cubano na lista. Próxima ao Castelo de El Morro, a La Estrella recebe diversos turistas e tem uma ótima estrutura para banho, caminhadas, pesca, pesquisa e banhos de sol.
- Perla Blanca (Cuba): segundo o ranking, a Perla Blanca, em Cuba, é uma praia muito bem conservada. A praia saiu na frente por conta de serviços básicos como alimentação e segurança para os visitantes. Além disso, o local tem águas claras e dunas fósseis gigantes.
- Praia do Forno (Rio de Janeiro): entre o Parque Municipal da Lagoinha e o Parque Estadual da Costa do Sol está a Praia do Forno. Importante destino de conservação, o local se destacou por ser “um notável remanescente de espécies vegetais e animais”. A Praia do Forno marcou 0,900 pontos no ranking.
- Praia Azeda (Rio de Janeiro): não se engane pelo nome, essa praia é ótima! A Azeda fica no centro histórico de Búzio e tem águas cristalinas, fauna e flora vasta e areias rosadas. O local é muito visitado por turistas e ficou com 0,900 pontos.
Fonte: sonoticiaboa